A NASA confirmou através de um estudo que o barulho que os drones emitem são considerados por nós seres humanos mais irritantes do que os incômodos ruídos de carros e caminhões.

Os pesquisadores aplicaram uma pesquisa com 38 pessoas que ouviram gravações de drones voando a altitudes e velocidades diferentes. E logo após, as mesmas pessoas foram submetidas a escutar sons emitidos por carros, utilitários e caminhões de carga.

Sendo assim, após cada gravação os entrevistados foram convidados a classificar o vídeo entre "nada irritante" e "extremamente irritante". Segundo a NASA, a grande maioria dos participantes não conseguir identificar que os respectivos barulhos eram provenientes de drones.

Barulho de drones voando irritam
Barulho de drones voando irritam

O principal objetivo desta pesquisa foi comprovar que instalações de pesquisa de acústica de Langley poderiam contribuir para o estudo da NASA sobre drones. O co-autor do estudo, Andrew Christian, do Centro de Pesquisa Langley da NASA, na Virgínia ressalta "Nós não fizemos este teste pensando que haveria essa diferença significativa".

A pesquisa revelou que os ruídos de carros são considerados menos irritantes. Este resultado pode ter sido obtido pelo simples fato de que as pessoas já estão acostumadas com estes ruídos no seu dia a dia e os sons dos drones são estranhos ao ouvido humano.

Mas, com este estudo, seria interessante as fabricantes de drones encontrarem uma forma de tornar os sons dos vants menos irritantes para população.