Se você está pensando em trocar de carro ou investir em um modelo novo, é bom ficar de olho nas mudanças que vêm por aí. A indústria automotiva brasileira vai passar por uma nova fase em 2026, com várias montadoras encerrando a produção ou as vendas de alguns veículos conhecidos do público. A decisão, em muitos casos, está ligada a mudanças nas regras de emissão de poluentes, queda nas vendas e a chegada de novas gerações.

Entre os nomes mais marcantes que vão deixar o mercado está o Chevrolet Camaro, que se despede com direito a edição especial e muito barulho entre os fãs de muscle cars. O lendário esportivo teve uma trajetória icônica, mas agora chega ao fim por conta da estratégia global da GM.

Outro veterano que está com os dias contados é o Renault Logan, que já vinha perdendo espaço há algum tempo. Com a chegada do novo Renault Kardian, o sedã deve sair discretamente de cena, encerrando uma era de carros mais simples e acessíveis.

Veja abaixo a lista completa de carros que devem se despedir do mercado em 2026:

12. Chevrolet Camaro

Chevrolet Camaro
Chevrolet Camaro

Depois de anos como o queridinho dos apaixonados por velocidade, o Camaro vai sair de cena. A Chevrolet já anunciou o fim da produção do muscle car em 2026. O motivo é que a montadora está focando em eletrificação e novos projetos. O modelo vai ganhar uma edição especial de despedida, mas a sensação é de fim de uma era.

11. Renault Logan

Renault Logan
Renault Logan

O Renault Logan, conhecido pelo espaço interno e preço acessível, já vinha perdendo espaço nos últimos anos. A chegada do novo Renault Kardian, mais moderno e alinhado com a tendência de SUVs urbanos, deve marcar o fim definitivo do Logan. A produção será encerrada aos poucos, mas ele já não é prioridade nas concessionárias.

10. Toyota Yaris

Toyota Yaris
Toyota Yaris

Tanto o hatch quanto o sedã da linha Toyota Yaris devem sair de linha em breve. A montadora japonesa vai apostar no Yaris Cross, um SUV compacto que mistura economia, conectividade e estilo. Com isso, o Yaris tradicional dá lugar a uma proposta mais moderna — e alinhada ao gosto atual do consumidor.

9. Suzuki Jimny Sierra

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra

O valente Jimny Sierra, com sua proposta raiz e espírito off-road, está em risco por causa do Proconve L8, norma ambiental que exige motores mais eficientes e menos poluentes. Como o modelo atual não atende aos novos padrões, e o custo de atualização seria alto, a Suzuki pode tirar o Sierra de linha no Brasil.

8. Jeep Compass (versão diesel)

Jeep Compass
Jeep Compass

A versão a diesel do Jeep Compass vai sair do catálogo da marca. A Jeep já confirmou que o foco agora será nos sistemas híbridos e eletrificados, acompanhando a tendência global. O Compass continuará à venda, mas com opções mais sustentáveis e sem o barulhento motor a diesel.

7. Fiat Toro (versão diesel)

Fiat Toro
Fiat Toro

Assim como o Compass, a Fiat Toro também vai dizer adeus à sua versão diesel. A picape compacta, que fez muito sucesso entre quem buscava um veículo versátil para o trabalho e a cidade, será atualizada com motorização híbrida. A decisão vem de uma combinação entre exigências ambientais e foco em eficiência.

6. Jaguar XE, XF e E-Pace

Jaguar XE
Jaguar XE

A Jaguar vai deixar para trás seus modelos a combustão. Com o plano de se tornar uma marca totalmente elétrica, modelos como XE, XF e E-Pace serão descontinuados. A decisão não é apenas local: é uma mudança global da montadora britânica, que quer se posicionar como referência em luxo elétrico.

5. Mitsubishi L200 Triton

Mitsubishi L200 Triton
Mitsubishi L200 Triton

A atual geração da L200 Triton será descontinuada em 2026 para dar lugar a um modelo completamente novo. A Mitsubishi já trabalha em uma versão mais robusta, com nova plataforma, mais tecnologia embarcada e visual atualizado. O nome vai continuar, mas o carro será outro.

4. Nissan Altima

Nissan Altima
Nissan Altima

O Nissan Altima nunca conseguiu se firmar de vez no mercado nacional. Mesmo com qualidade reconhecida, as vendas sempre foram baixas, o que torna sua continuidade inviável. Com o crescimento dos SUVs e a queda da procura por sedãs grandes, o Altima deve sair discretamente do portfólio da marca.

3. Nissan Versa

Nissan Versa
Nissan Versa

Outro sedã que enfrenta dificuldades é o Nissan Versa. Embora tenha sido uma opção popular no passado, a preferência do público mudou, e suas vendas caíram. Isso levanta dúvidas sobre sua continuidade no Brasil após 2026. A marca ainda não confirmou oficialmente, mas o cenário é pouco favorável.

2. Fiat 500e

Fiat 500e
Fiat 500e

O Fiat 500e chegou ao Brasil com promessa de inovação, mas não conseguiu conquistar o público. A autonomia limitada e o preço elevado em comparação aos concorrentes mais recentes acabaram afastando possíveis compradores. Com isso, sua presença no mercado brasileiro deve ser encerrada.

1. Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus
Citroën C4 Cactus

O C4 Cactus, que sempre teve um design polêmico e um público fiel, está em seus últimos momentos. A produção do modelo já foi interrompida em algumas fábricas, e o estoque disponível nas concessionárias deve acabar em breve. Com vendas em queda, a Citroën deve apostar em novos projetos no país.

Vale a pena comprar um carro que vai sair de linha?

Essa é uma dúvida comum. Em geral, modelos que estão prestes a sair de linha costumam ter bons descontos nas concessionárias. No entanto, é preciso avaliar com calma: a desvalorização tende a ser maior, e a disponibilidade de peças pode ficar limitada ao longo do tempo.

Por outro lado, se for um carro que você gosta, com bom histórico e manutenção em conta, pode sim ser um ótimo negócio.