Parece que a Toyota está de olho em uma fatia menor do mercado de veículos elétricos (VE). A empresa, conhecida por suas grandes ambições no mercado de elétricos, pode estar diminuindo as coisas para seu próximo projeto. De acordo com um relatório não confirmado da Best Car do Japão, a Toyota está se unindo à Suzuki para desenvolver um veículo elétrico mini.

O que você precisa saber:

  • A Toyota está se unindo à Suzuki para desenvolver um veículo elétrico mini.
  • Toyota e Suzuki têm trabalhado juntas em projetos de veículos elétricos compactos.

Por que a Toyota escolheu a Suzuki?

Toyota e Suzuki se unem para desenvolver um mini veículo elétrico
Toyota e Suzuki se unem para desenvolver um mini veículo elétrico

A Toyota escolheu a Suzuki devido às impressionantes vendas de carros pequenos, somando 1,31 milhão de unidades em 2022, indicando uma base de clientes interessada em transição para veículos elétricos (VE). A Suzuki revelou suas ambições elétricas com o conceito de crossover eVX em janeiro de 2023.

A Toyota planeja produzir 1,5 milhão de veículos elétricos de bateria (BEV) por ano até 2026, focando em modelos menores, como o suposto VE mini, similar ao Toyota Aygo X, popular na Europa. As duas empresas já anunciaram parcerias para desenvolver veículos elétricos compactos e lançaram um projeto conjunto para uma nova plataforma de VE para mini vans elétricas em maio de 2023.

O novo veículo conceitual recebeu o nome FT-3e, seguindo a tradição da Toyota de utilizar o prefixo "Future Toyota" para veículos conceituais. Detalhes adicionais sobre os 15 conceitos de VE apresentados em dezembro passado e a possível colaboração Toyota-Suzuki podem ser revelados na Japan Mobility Show, começando em 26 de outubro.