Ter um carro não é mais um privilégio de poucos, mas sim uma necessidade fundamental na vida moderna. As famílias podem desfrutar de um longo fim de semana com a conveniência de viajar em grupo, enquanto as situações de emergência são melhor gerenciadas com um veículo prontamente disponível.
Mas se é fácil comprar um carro hoje em dia, com todas as possibilidades de financiamento ou consórcio, o mesmo não se pode dizer sobre manter os custos de manutenção do veículo, em especial o (alto) preço da gasolina no Brasil. E se você quer economizar o máximo possível seu dinheiro, aqui estão as dicas que podem te ajudar.

10 Dicas para economizar gasolina no seu carro

Lamentavelmente, os preços da gasolina sobem com frequência, e é de fato muito caro o valor que pagamos por litro. Mas nem tudo está perdido, pois há coisas que você pode fazer para aumentar a utilidade do combustível que você coloca em seu tanque. Preparamos 10 dicas para melhorar seu consumo de combustível e ver algumas economias em sua conta bancária.

1. Pise leve no acelerador

Pise leve no acelerador
Pise leve no acelerador

Todos nós temos essa tendência de pisar no acelerador intensamente. Mas acalme-se, você não é um piloto de F1. Lamentavelmente, pisar fundo não é a melhor maneira de economizar combustível, já que você está tecnicamente exigindo que seu motor o impulsione mais rápido do que o necessário. 

Se o seu carro consegue ir de 0 a 100 Km/h em menos de 5 segundos, saiba que, ao fazer isso, você estará queimando mais combustível. O motivo é bem simples. Quanto mais rápido você arrancar, maior será o esforço do motor. Infelizmente, o trabalho extra requer combustível para ser consumido. Então arranque devagar.

O mesmo acontece quando você para o sinal vai fechar. Infelizmente, a maioria dos condutores acaba acelerando assim que as luzes ficam amarelas, pisando no pedal como um piloto de corrida, esperando bater os outros motoristas ao lado. Infelizmente, essa aceleração repentina queima mais combustível. 

E se você tiver que parar abruptamente, a energia que terá que ser gasta para fazer seu carro parar instantaneamente será maior ainda. Inclusive, por motivos de segurança e respeito à sua vida e de seus passageiros, convém evitar freadas súbitas. Ao chegar a um cruzamento com o semáforo amarelo, é melhor você tirar o pé do pedal e simplesmente permitir que o veículo pare lentamente.

2. Não exagere no peso 

Não exagere no peso
Não exagere no peso

Em um esforço para economizar, alguns de nós prefeririam transformar nossos veículos em caminhões de carga ou de entrega, carregando o porta-mala de bagagens e espremendo muita bagagem dentro do veículo. Infelizmente, isso aumenta o peso do veículo, o que sobrecarrega o motor, fazendo com que ele trabalhe mais. 

Como você já sabe, um motor que esteja funcionando acima do seu desempenho operacional normal exigirá mais combustível. Não acredite nisso? Imagine-se carregando um saco de 5 Kg. É relativamente fácil, certo? Tente aumentar isso para cerca de 20 Kg, e você definitivamente vai estar bufando enquanto você se movimenta, carregando o peso nas suas costas. Claro, você é capaz de carregar esse peso, mas seus músculos estarão trabalhando muito mais. Você estará transpirando mais. Você vai sentir falta de ar ou mesmo sentir seu coração batendo forte no peito. Em outras palavras, não é nada confortável.

Agora coloque sua experiência pessoal em seu carro. Qualquer aumento no peso do veículo levará substancialmente ao aumento da carga de trabalho do motor, o que se traduz facilmente para a baixa quilometragem. E quanto mais leve seu carro estiver, menos combustível ele vai consumir.

3. Calibre os pneus na pressão certa

Calibre os pneus na pressão certa
Calibre os pneus na pressão certa

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar seu consumo de combustível é inflar seus pneus na pressão correta. Infelizmente, muitos motoristas negligenciam essa parte. Desde que as rodas possam girar e os pneus mantenham um bom contato com o solo, a maioria dos condutores acaba deixando a calibragem dos pneus de lado. 

Lamentavelmente, andar com a pressão baixa dos pneus aumenta o atrito entre os pneus com o solo. Isso faz com que seu carro se esforce mais, e portanto, gaste mais combustível. Sempre certifique-se de calibrar seus pneus na pressão correta. 

Felizmente, você não precisa adivinhar os níveis de pressão nos pneus do seu carro. Basta ir a qualquer posto de gasolina, colocar no equipamento de ar a calibragem correta, e assim que for inserido na entrada de ar do pneu, o próprio equipamento irá informar qual a calibragem atual do seu pneu, e irá inserir ar nele até chegar ao nível que você programou. 

Normalmente, a calibragem de um pneu de carro é de cerca de 30 psi. Mas pesquise sobre ca calibragem correta para o modelo de seu carro, e se você está com pouca ou muita carga dentro do veículo.

Outro fator que pode aumentar o consumo de combustível é a resistência ao rolamento, você pode querer verificar profundidade de piso dos pneus. Felizmente, muitos fabricantes produzem pneus com resistência ao rolamento relativamente baixa. O que isto significa é que os pneus são capazes de rolar ao longo da superfície da estrada quase sem esforço. Essa redução na resistência se traduz em uma carga de trabalho mais fácil para o seu motor, o que significa a melhora na quilometragem por litro.

4. Quando parar, desligue o carro

Quando parar, desligue o carro
Quando parar, desligue o carro

Você sabia que manter seu motor ligado enquanto estiver parado consome gasolina desnecessária, além de seguir emitindo dióxido de carbono para a atmosfera?

Tudo bem que os carros modernos são mais eficientes, mas você tem mais chance de economizar combustível se simplesmente desligar o motor, esperar o que quer que esteja esperando, então ligá-lo novamente, em vez de manter seu motor ligado o tempo todo, até mesmo quando não está se movendo. 

O mesmo acontece no início da manhã. A maioria dos condutores tem tendência a acelerar  para aquecer o motor rapidamente. Infelizmente, isso queima mais combustível do que realmente dirigi-lo. Então ligue o motor, deixe-o aquecendo por cerca de 20 segundos e saia.

5. Dirija na marcha mais alta possível

Dirija na marcha mais alta possível
Dirija na marcha mais alta possível

Pode ser contra-intuitivo, mas faz todo o sentido. Se você estiver dirigindo um carro de câmbio manual, sempre use a marcha mais alta possível para a velocidade média que você está usando, sem submeter o motor a carga desnecessária. 

Por exemplo, em vez de colocar em terceira marcha quando estiver na estrada a cerca de 40 km/h, você poderá economizar 25% de combustível se colocar o seu equipamento na quinta marcha. O ponto é que, se você estiver viajando a qualquer velocidade, é melhor usar a marcha mais alta, sobre a qual o limite inferior cobre a velocidade em que você está viajando. 

Isso melhora a eficiência de combustível, pois o motor não precisa trabalhar tanto para rodar nos limites mais altos de uma determinada marcha. Andar em altas velocidades em uma marcha baixa pode gastar 45% de combustível de forma desnecessária. Claro, se você está dirigindo um automático, basta acelerar, e certificar-se de que o overdrive está ligado.

6. Abasteça pela manhã

Abasteça pela manhã
Abasteça pela manhã

Você sabia que abastecer no início da manhã pode realmente economizar? Pode não ser muito, mas se você estiver abastecendo duas vezes por semana, estará economizando alguns reais por mês. O motivo é bem simples. Você aproveita as propriedades físicas dos produtos de petróleo. 

Postos de gasolina têm seus tanques de armazenamento enterrados no subsolo. No início da manhã, o solo em si está relativamente mais frio, tornando a gasolina densa. Conforme o dia avança, a temperatura sobe. Com cada grau a mais na escala de temperatura, as moléculas de gasolina se expandirão. 

Então, se você for abastecer no final do dia, quando o combustível tiver se expandido, o litro que você paga para por no tanque do seu carro pode não ser realmente 1 litro. Isto é porque ele já se expandiu, dando-lhe um volume real de menos de 1 litro.

As bombas usadas nos postos de gasolina medem a taxa de fluxo do combustível que passa pelo sistema. O volume de combustível é então estimado com base nesta taxa de fluxo. Os sensores nas bombas de combustível do posto de gasolina não medem a densidade ou o volume real do combustível; A única estimativa é baseada na taxa de fluxo. A temperatura afeta a densidade, mas não a taxa de fluxo.

Assim, se a bomba de combustível tiver sido pré-programada para fornecer 1 litro em 5 segundos, desde que a taxa de fluxo seja máxima, a gasolina mais fria será mais densa, fornecendo-lhe substancialmente mais combustível. Estudos mostram que abastecer em uma manhã a 15º C lhe renderá 2,5% mais gasolina do que abastecer em uma tarde a 35º C. 

7. Substitua seu filtro de ar 

Substitua seu filtro de ar
Substitua seu filtro de ar

Muitos proprietários de veículos acabam se esquecendo de trocar ou substituir os filtros de ar. Talvez essa seja a maneira mais fácil e prática de melhorar o consumo de combustível. O motivo é simples. Se você possui um aspirador de automóveis, você sabe que a poderosa sucção de sua máquina pode ser afetada pelo grau de obstrução, devido a detritos e outras partículas no saco. Limpar ou substituir o saco ajuda a recuperar a eficiência de aspiração do equipamento. 

Da mesma forma, substituir o filtro de ar dentro do período recomendado pelo fabricante do seu veículo pode ajudar a melhorar a eficiência geral do motor, melhorando sua capacidade de extrair ar do ambiente. Se o filtro de ar estiver entupido com poeira, detritos ou outras partículas, o motor do seu carro terá que trabalhar duas vezes para aspirar ar e misturá-lo com o combustível. 

Isso aumenta o consumo de combustível, e diminui a eficiência em geral. Substituir o filtro de ar do motor pode, instantaneamente, trazer-lhe uma melhoria surpreendente em até 15% no consumo de combustível.

8. Planeje sua viagem 

Temos certeza que você já experimentou isso. Você acabou de chegar em casa do trabalho quando sua esposa lhe pediu para ir ao supermercado para algumas coisas. Você entra em seu carro e, assim que entra em sua garagem, há outra tarefa que precisa ser feita. Por que não realizar todas essas coisas antes mesmo de voltar para casa? Somos todos culpados disso em algum momento de nossas vidas. 

Nós falhamos em combinar os recados em uma única viagem, para que não tenhamos que gastar combustível precioso dirigindo para lá e para cá. Várias viagens curtas podem realmente consumir até 2 vezes mais combustível quando iniciadas com um motor frio. Assim, mesmo antes de começar a trazer seu carro para fora de sua garagem, certifique-se de que você já tem sua lista de coisas para fazer e recados para maximizar o combustível que você estará usando para a viagem.

9. Escolha suas rodas com cuidado

Escolha suas rodas com cuidado
Escolha suas rodas com cuidado

A roda é uma das maneiras mais fáceis de personalizar esteticamente um carro. Muitas vezes, apenas trocar suas rodas comuns por rodas mais bonitas, pode deixar a aparência do seu carro muito mais incrível. Mas, se você não for cuidadoso na escolha do tipo de roda para seu carro, você também pode acabar com a eficiência do seu motor.

O peso realmente importa quando se trata de economia de combustível. E o peso das rodas pode aumentar a carga de trabalho no motor do seu carro. É por isso que é importante escolher rodas que sejam leves, mas super resistentes e duráveis, que possam suportar todo o peso do seu veículo sem adicionar peso substancial. As rodas de liga podem ser uma boa opção. 

O aumento de suas rodas também pode afetar a economia de combustível. Mesmo se você conseguir inserir rodas de liga super leve no seu carro, se você quiser aumentar o tamanho original, você ainda terá um conjunto de rodas mais pesado. 

Então, quanto maior o tamanho de suas rodas, maior o consumo de combustível. Também é importante levar em consideração o tipo de pneu que você instalou no seu carro, dependendo das condições que você está dirigindo.  

10. Seja sensato ao usar o ar condicionado 

Seja sensato ao usar o de ar condicionado
Seja sensato ao usar o ar condicionado

O uso do ar condicionado pode reduzir substancialmente a economia de combustível. No entanto, isso realmente depende de como você vai usar. Estudos mostram que na cidade, onde você não vai conseguir andar a 100 km/h, é mais eficiente abrir suas janelas e desligar o ar condicionado. 

Agora, quando se trata de andar em altas velocidades, especialmente acima de 100 km/h, a melhor opção é fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. Isso reduz o atrito causado pelas janelas abertas, que acaba acarretando em mais esforço do motor, e consumo de gasolina. Se você estiver dirigindo devagar, desligue o ar condicionado e abra as janelas. Se você está dirigindo muito rápido, faça o oposto.

A economia de combustível tem mais a ver com as práticas de direção corretas e com um entendimento básico de como certos princípios físicos afetam o trabalho de um motor. O resultado é que qualquer aumento na carga de trabalho do motor resulta em um aumento no consumo de combustível, diminuindo assim a eficiência do seu carro.