Em meio à explosão de casos de dengue no Brasil em 2024 — com um aumento de 400% nas infecções e mais de 6 mil mortes registradas —, um projeto inovador desenvolvido por um professor brasileiro pode se tornar um divisor de águas no combate à doença.

A iniciativa é liderada por Márcio Andrey Teixeira, pesquisador do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e membro do IEEE, maior organização de tecnologia do mundo. Com a ajuda de alunos e apoio da Universidade Tecnológica do Texas (EUA), ele criou um sistema que une inteligência artificial e dados de saúde para mapear focos da dengue e até prever o agravamento dos casos.

Aplicativo com mapa da dengue e alertas para médicos

Um aplicativo vai mostrar a área de maior risco da doença. imagem: Reprodução
Um aplicativo vai mostrar a área de maior risco da doença. imagem: Reprodução

O primeiro passo do projeto está sendo testado na cidade de Catanduva (SP). Por lá, os dados dos casos de dengue são reunidos em um mapa interativo que, em breve, estará disponível em um aplicativo para a população.

A ideia é que os moradores possam visualizar as áreas com maior incidência da doença e até denunciar possíveis focos do mosquito. A prefeitura, por sua vez, vai usar essas informações para planejar ações de combate mais rápidas e precisas.

Mas o mais impressionante vem da segunda fase: com o uso de IA, o sistema também ajuda médicos a identificar casos que têm mais chance de se agravar. Cruzando dados clínicos com o histórico da cidade, o sistema envia recomendações para apoiar decisões médicas, reduzindo riscos e salvando vidas.

Parceria internacional e plano de expansão para outras cidades

Para garantir a confiabilidade do projeto, a equipe conta com o suporte de pesquisadores dos Estados Unidos, que ajudam a validar os dados e seguir padrões internacionais.

Segundo Teixeira, o modelo foi criado de forma que possa ser facilmente replicado em outras cidades brasileiras. Com apoio das prefeituras e acesso aos dados das secretarias de saúde, será possível aplicar o sistema em diferentes regiões e até comparar padrões de surtos entre estados.

"Queremos mostrar que é possível usar tecnologia de ponta para salvar vidas. Esse tipo de IA precisa de muito dado limpo e bem tratado, mas o impacto disso é gigantesco", explica Teixeira.

Quando começa a funcionar?

Os testes estão em fase final e o lançamento do app com o mapa da dengue deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2025. Já o sistema de recomendação clínica será restrito aos médicos da rede pública de Catanduva no início, mas poderá ser adotado em outros municípios no futuro.