O programa Celular Seguro, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no final de 2023, ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de celulares no Brasil. No início do mês, uma nova versão da ferramenta foi lançada com melhorias que tornaram o processo de registro mais simples e as comunicações mais efetivas, contribuindo para o crescimento do aplicativo.

Celular Seguro cresce no Brasil

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa agora possui mais de 1,9 milhão de usuários registrados em todo o país. Outros dados importantes incluem: mais de 1,5 milhão de celulares cadastrados e mais de 1,3 milhão de pessoas de confiança.

Dados do Celular Seguro no Brasil
Dados do Celular Seguro no Brasil

Uma das medidas para combater roubos e furtos de smartphones que devem chegar ao programa Celular Seguro é um protocolo de rastreamento e recuperação desenvolvido no Piauí, que vem apresentando resultados positivos no estado.

Nova tecnologia para enfrentar roubos e furtos de celulares

O protocolo funciona assim: quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia registram o modelo do aparelho e em qual local a conta foi criada.

Caso haja um boletim de roubo ou furto, o receptador é intimado, via WhatsApp, para comparecer a uma delegacia e esclarecer a situação. Se ele não apresentar a nota fiscal do celular, terá que entregá-lo às autoridades, que vão encaminhá-lo ao verdadeiro dono.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, no primeiro trimestre de 2024, o roubo de celulares caiu 44% no estado, enquanto o furto diminuiu 18% e o índice de recuperação aumentou 139%.

Por enquanto, esse protocolo ainda não tem previsão para ser disponibilizado dentro do Celular Seguro, mas equipes técnicas do MJSP e do governo do Piauí estão realizando estudos para que a iniciativa se torne nacional.