A Black Friday propriamente dita é realizada na última sexta-feira do mês de novembro — neste ano acontece nesta semana, dia 26. Entretanto, para aquecer o mercado durante uma das épocas mais aguardadas do ano, os comerciantes criaram a Black Week com promoções especiais durante uma semana, com algumas lojas prometendo descontos até para o mês de novembro inteiro. De toda forma, somos bombardeados com uma enxurrada de "ofertas imperdíveis".

Com tantos anúncios na TV, internet e redes sociais, muitos caem na tentação causada pela "pressão virtual", o que pode gerar arrependimentos mais tarde. O descontentamento pode vir depois que você perceber que o desconto do produto que comprou é na verdade menor do que parecia, ou pode ser um produto antiquado ou simplesmente sem utilidade para você.

Pensando nisso, preparamos esse artigo de utilidade pública, para que você avalie todos os fatores antes de decidir gastar com um produto que parece estar com um preço imperdível. Te ajudaremos a responder 6 perguntas que você deve fazer antes de cair na tentação da Black Friday.

Como saber se uma oferta da Black Friday vale a pena?

Viu aquele anúncio falando sobre um produto que você não pode perder? Antes de comprar, pergunte-se...

Eu realmente preciso comprar este produto?

Você já deve ter ouvido ou visto anúncios com frases bem tentadoras do tipo "Só aqui você encontra o melhor preço. Vai perder essa?" Durante essa época do ano, os comerciantes têm sido cada vez mais criativos ao "vender seu peixe". Mas nem sempre é o "peixe" que você precisa.

Pense, por exemplo, se um anúncio lhe oferecer ofertas especiais para produtos voltados para casas inteligentes e assistentes pessoais. Pode ser que o preço esteja realmente muito abaixo do convencional, mas será que vale a pena? Para responder essa pergunta, talvez seja necessário avaliar se você mora num local em que mal consegue usar uma rede Wi-Fi com estabilidade, uma realidade comum para grande parte do Brasil. Se esse for o caso, esse não é o tipo de produto que você realmente precisa.

Assistentes como o Google Nest e Amazon Alexa são exemplos de produtos que podem não valer a pena para todos nesta Black Friday. (Fotógrafo: Nicolas Muller)
Assistentes como o Google Nest e Amazon Alexa são exemplos de produtos que podem não valer a pena para todos nesta Black Friday. (Fotógrafo: Nicolas Muller)

Talvez você ache desnecessário dizer isso, afinal todos já deveriam saber que comprar aquilo que você não vai usar pode levar ao arrependimento. Entretanto vale lembrar que muitas pessoas são leigas quanto ao que comprar para atender uma certa necessidade.

Lembre-se que desejo é diferente de necessidade! Então, antes de clicar no anúncio para comprar, pergunte-se: "Eu preciso ter esse produto ou eu só desejo tê-lo?" Se a resposta for a segunda opção, talvez seja melhor fechar logo o anúncio.

Este produto já saiu ou está prestes a sair de linha?

Assim como a pergunta anterior, essa situação pode se tornar uma pegadinha para quem não é muito antenado com as especificações e diferentes modelos de um certo tipo de produto. Não estamos dizendo que comprar um produto mais antigo seja de fato um negócio ruim, mas é bom se atentar a forma como ele é relacionado com as novidades.

Por exemplo, digamos que você precise trocar de celular e pretenda adquirir um iPhone. Em 2021, a Apple lançou o iPhone 13 e no ano passado anunciou o iPhone 12: ambos com preços exorbitantes e bem difícil de agradar grande parte dos bolsos brasileiros. Mas lhe garanto que se você comprar um iPhone 11, dificilmente irá se arrepender, mesmo que ele tenha sido lançado em 2019. Mas isso não se aplica ao iPhone XR, por exemplo, que inclusive já saiu de linha.

O iPhone 11 foi lançado há dois anos, mas ainda é um celular moderno. (Crédito: Oficina da Net/Nicolas Muller)
O iPhone 11 foi lançado há dois anos, mas ainda é um celular moderno. (Crédito: Oficina da Net/Nicolas Muller)

Em casos assim, a Black Friday pode ser uma oportunidade para as lojas tentarem "empurrar" para o consumidor aparelhos bem mais antigos, por exemplo, como se fossem novos. Para enganar o consumidor, especialmente quem é mais leigo em relação ao número de celulares que são lançados todos os anos, esses produtos mais antigos são colocados juntos com itens que realmente são novidade.

Por ser barato demais, alguém pode ficar tentado para adquirir esse tipo de aparelho e no futuro se arrepender. E quais são os riscos? No caso dos smartphones, modelos muito antigos já não mais compatíveis com as versões mais recentes dos aplicativos, o tornando obsoletos. Além disso, se precisar de algum tipo de assistência técnica, dificilmente conseguirá ser atendido.

Você já comparou o preço desse produto em outras lojas?

Para tentar empurrar o produto nas mãos do cliente sem deixar que ele pense muito, algumas lojas costumam usar frases de impacto como "últimas peças" ou "corra que está acabando". Neste caso, a dica é: evite comprar no desespero, por mais que você precise daquele produto. Sempre que ver uma oferta com um preço interessante, o melhor a se fazer é procurar por esse produto em outras lojas e comprar os valores.

Se você perceber que existem lojas com preços mais em conta, verifique as condições de venda e tente optar pela opção mais barata. Caso encontre lojas com preços iguais, ou muito similares, é possível que as lojas façam parte do mesmo conglomerado empresarial, por exemplo. Desta forma, pesquisar antes sempre te ajudará a ver a melhor opção agora e evitar arrependimentos futuros.

Este item já teve um preço mais barato que o atual?

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, o histórico de preços do produto é outra coisa que pode ser levada em consideração durante a Black Friday. Isso é importante porque grande parte dos vendedores costumam inflar os preços dos produtos poucos antes dessa época do ano, e quando a Black Friday chega, voltam aos preços normais, dizendo que é uma promoção imperdível, quando na verdade é o mesmo preço antigo.

Se você está de olho em um celular, por exemplo, é sempre bom ficar atento ao histórico de preços durante os últimos 90 dias, pelo menos. Para te ajudar nesta tarefa, o Oficina da Net tem uma página dedicada para cada produto, que inclusive mostra as melhores ofertas atualmente, além de um gráfico com os preços mais recentes.

Além disso, temos um canal no Telegram que alerta sobre ofertas de diferentes tipos de produtos, desde smartphones, periféricos, fones de ouvido, smartwatches e muito mais. Essas são ferramentas que podem te ajudar a não cair nas pegadinhas da Black Friday.

Pagar à vista ou parcelado?

As lojas costumam fornecer pelo menos duas opções de pagamento, sendo à vista ou parcelado. Antes de adquirir o produto que você está de olho, observe a diferença de preços de acordo com a forma de pagamento que escolher. Geralmente, pagamentos à vista fornecem um desconto especial, e muitas parcelas podem gerar juros que fazem muita diferença no preço final.

Se optar por pagar parcelado, fique atento a esses valores comparando as opções de pagamento com outras lojas. É bom saber que preços muito abaixo do normal podem gerar uma "pulga atrás da orelha", então tenha certeza de que o local que você está comprando é realmente seguro.

O frete é grátis ou embutido?

Para atrair mais clientes, outra estratégia muito comum nas lojas online é garantir frete grátis. Entretanto, é importante ficar atento ao preço final e comparar esse mesmo produto com outras lojas para perceber se esse frete realmente é grátis.

Isso porque algumas lojas dizem não cobrar nenhuma taxa para entregar o produto em sua casa, mas na verdade, esse valor está embutido no preço do produto. Se você perceber que esse mesmo produto em outro lugar com frete pago é mais barato, provavelmente essa taxa está embutida no valor da compra e você pode não perceber.

Também é interessante avaliar se a cobrança para a entrega não será mais cara que o próprio item a ser comprado. Em casos assim, é melhor continuar procurando na internet por vendedores mais próximos a sua casa, o que pode garantir menores custos na hora de entregar.

Melhores ofertas para a Black Friday 2021

Para evitar arrependimentos, criamos várias listas de produtos que são uma boa opção para comprar nesta edição da Black Friday: