Atualmente, a moeda Bitcoin é a criptomoeda que mais vale, hoje, está valendo R$ 58 mil. E isso, tem preocupado o presidente do Banco Central no Brasil, Ilan Goldfajn. De acordo com o presidente, a moeda virtual é uma espécie de pirâmide e uma bolha explosiva. Sendo assim, investir neste tipo de ativo é altamente ariscado, pois é uma moeda em que o Banco Central não possui controle algum.

Bitcoin
Moeda Bitcoin

Comprar e passar para frente, o que é uma típica bolha ou pirâmide, não é algo que nós reguladores deveríamos incentivar

Goldfajn, em uma entrevista coletiva disse "Como estão hoje, com essa subida vertiginosa sem lastro e sem regulação, essas moedas levam a um risco tal que o BC emitiu um alerta. Isso tem que ser levado em consideração por aqueles que compram e transacionam essas moedas", informou o presidente após realizar um balanço da instituição em 2017.

Completou dizendo "Comprar e passar para frente, o que é uma típica bolha ou pirâmide, não é algo que nós reguladores deveríamos incentivar". O presidente do Banco Central também ressalta que as criptomoedas podem facilmente ser utilizadas para atos ilícitos, mas afirma que este tipo de moeda não isenta crime, assim como pena e punição.