O cartão SX é um produto financeiro do banco Santander, muito visado pelos brasileiros, por se tratar de um cartão de uma instituição financeira tradicional. Por meio dele, os usuários têm direito a vários benefícios e descontos em diversos parceiros Esfera, além de contar com um cartão virtual para fazer compras online.

Atualmente, o Santander libera um limite de crédito a partir de R$ 250. Em suma, o valor pode ser muito abaixo do que você espera, não é mesmo? Mas não se preocupe. É dito isso, pois através de algumas práticas, você pode aumentar o seu limite constantemente. Assim, com um limite de crédito maior, você está preparado para qualquer emergência, ou para fazer uma compra mais cara.

A partir disso, é fundamental saber como conseguir mais limite de crédito. Por isso, confira abaixo, como você pode aumentar ainda mais, o seu poder de compra com o Santander SX.

O que o Santander considera ao liberar um cartão ou limite de crédito?

Crédito: Divulgação/Santander
Crédito: Divulgação/Santander

Ao pedir um cartão Santander SX, o banco considera os seguintes fatores para liberar, ou não, o produto financeiro:

  • Renda pessoal;
  • Capacidade de pagamento;
  • Comprometimento da renda;
  • Histórico de pagamentos de contas.

Enquanto isso, se você pedir um aumento de limite, o banco vai realizar um estudo sobre o seu comportamento financeiro. No estudo, o Santander avalia:

  • Relação do cliente com o cartão de crédito;
  • Se o cliente realiza o pagamento de suas faturas e contas em dia;
  • Quais as movimentações da conta bancária;
  • Qual a reputação financeira do cliente perante o mercado.

Todos esses fatores devem influenciar na decisão de liberar ou não um cartão e/ou limite de crédito. Paralelo a isso, pode ser necessário disponibilizar ao banco, alguns documentos, que comprovem as informações disponibilizadas.

Em geral, para quem pede um cartão, o limite de crédito costuma ser de até 30% da renda mensal do solicitante. Porém, no caso de um bom relacionamento com o banco, o valor pode aumentar.

Como aumentar o limite do Santander SX em 2023?

Crédito: Divulgação/Santander
Crédito: Divulgação/Santander

Abaixo, confira algumas práticas que você deve aderir, para aumentar as chances de você receber um aumento no limite de crédito.

1. Reputação financeira diante do mercado

Se você estiver com o CPF negativado, ou tiver qualquer negociação pendente, dificilmente conseguirá um aumento de limite. Se esse é o seu caso, a recomendação é esperar até que você pague todas as parcelas pendentes, e limpe o seu nome. Depois disso, é possível pedir o limite maior.

2. Comportamento financeiro

Não adianta usar o cartão pouco, e pedir aumento de crédito: é necessário usar o cartão regularmente. Sendo assim, use ao menos, 50% do seu limite de crédito por mês. Assim, o banco entenderá que você está apto a receber mais limite.

3. Pagamento da fatura

Lembre-se de sempre manter o pagamento da sua fatura em dia. Além disso, sempre realize o pagamento integral da fatura. Dessa forma, você mostra que usa o seu cartão corretamente.

4. Movimentações financeiras

Caso o seu cartão de crédito esteja vinculado à sua corrente, o banco analisará a situação da sua vida financeira. Por isso, evite gastar mais do que você ganha, já que isso pode comprometer o seu pedido de crédito.

Como aumentar o limite do Santander no app?

Em suma, o Santander permite pedir um aumento de crédito. Para isso, é necessário baixar o app, disponível no Google Play e na App Store.

Abaixo, veja o passo a passo da solicitação:

  1. Baixe o aplicativo Way (Android | iOS);
  2. Em seguida, toque na opção Limite Disponível;
  3. Logo após, acesse a opção Limite por Cartão;
  4. Feito isso, escolha a opção Cartão Online;
  5. Por fim, toque na barra e altere o seu limite.

Em geral, depois do pagamento de 4 faturas, é possível fazer o pedido de aumento de limite. E mais: quem é cliente do Santander, e tem conta no banco, pode acelerar o processo de aumento de limite. São eles:

  • Realizar o pagamento da fatura em débito automático;
  • Fazer a portabilidade do salário;
  • Movimentar bem a conta (transferências, pagamentos de contas, entre outros).