Todos os meses, as contas de consumo e taxas chegam. Entretanto, se o mês iniciar, e você não tiver dinheiro de chega para pagar, não se preocupe. Em suma, o PicPay (Android | iOS) possibilita parcelar boletos com cartão de crédito em até 12 vezes.

Assim, a transação é feita antes da data de vencimento da conta. Entretanto, existe um prazo maior para poder pagar o valor com cobrança de taxas. Isso mesmo, embora disponibilize essa alternativa, o PicPay cobra taxas que devem ser consideradas antes de realizar o pagamento do boleto.

Sendo assim, por mais que seja interessante essa facilidade, é preciso analisar o impacto que as taxas podem ter sobre as suas despesas futuras, antes de escolher por esse recurso. Diante disso, confira a seguir, todos os detalhes das taxas, bem como aprenda a parcelar um boleto pelo PicPay.

Tem taxa para pagar boleto pelo PicPay

Depende. Você só paga uma taxa se realizar o pagamento adicionando saldo com cartão de crédito. Além disso, se optar pelo pagamento parcelado, também precisará pagar juros. Por outro lado, não existe taxa se o pagamento for realizado com o saldo na carteira.

Inclusive, o PicPay permite fazer um pagamento misto, usando o saldo da sua conta e um pouco do limite do seu cartão, que é usado para acrescentar saldo na sua carteira. Nesse cenário, as possíveis taxas só seriam aplicadas ao saldo adicionado com o cartão de crédito.

Quais as taxas para pagar boletos com o PicPay?

À vista

  • Ao fazer pagamentos de boletos de luz, saneamento, gás e impostos com saldo inserido via cartão de crédito e PicPay Card, você paga 3,09% por transação;
  • Ao realizar pagamentos de boletos, exceto de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card, você paga 3,99% por transação;
  • Por fim, ao fazer pagamentos com saldo na Carteira, você não paga nenhuma taxa por isso.

Parcelado

  • Quem realizar boletos de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card, há uma taxa de 3,09% (que se calcula sobre o valor do boleto) + 3,99% sobre cada parcela;
  • Por outro lado, ao fazer o pagamento de boletos exceto de luz, saneamento, gás e impostos com saldo adicionado via cartão de crédito e PicPay Card, existe a taxa de 3,99% (que se calcula sobre o valor do boleto) + 3,99% sobre cada parcela.

Vale ressaltar, que se você for parcelar, o app já apresenta o valor final das parcelas com as possíveis taxas do parcelamento inclusas. Sendo assim, você pode simular e ver se o valor cabe no seu orçamento.

Como funciona o parcelamento do boleto PicPay?

Abaixo, confira como realizar o procedimento para parcelar o boleto.

  1. Abra o aplicativo PicPay;
  2. Em seguida, toque na opção "Pagar contas";
  3. Logo após, escolha entre escanear o código de barras com a câmera, ou digite o mesmo manualmente;
  4. Posterior a isso, após a identificação do boleto, o aplicativo mostra as informações sobre o valor, a instituição beneficiária e o vencimento da conta. Se você tiver um cartão de crédito vinculado à sua conta, toque na opção "Parcelamento" para achar a quantidade de parcelas disponíveis;
  5. Já na tela seguinte, veja as opções de valor e escolha o número de parcelas desejadas;
  6. Depois disso, retorne à tela de pagamento, confirme os valores das taxas, e toque em "Pagar";
  7. Para finalizar a operação, informe a sua senha.

Ademais, você pode pagar o seu boleto utilizando o cartão de crédito cadastrado na sua conta, e/ou o saldo da sua carteira PicPay. Lembre-se sempre de verificar como você quer pagar, tocando em "Forma de pagamento" na tela de confirmação da transação no app.

Por fim, se você desejar, pode agendar o boleto tocando na data de pagamento dele. Em suma, o agendamento também é preciso se você estiver realizando o pagamento após às 19 horas, ou em um final de semana ou feriado.

Afinal, vale a pena?

Em suma, essa decisão vai depender de você. Entretanto, ao considerar a porcentagem de juros, e ao levar em conta que existem opções de empréstimo mais em conta, pagar o boleto parcelado, ou com o saldo do seu cartão de crédito, não vale a pena.

Atualmente, o mercado conta opções de empréstimo com taxas de juros menores de 2%. Ou seja, quase metade dos juros de 3% e 3,99% que o PicPay disponibiliza. Sendo assim, ao precisar usar essa opção, é extremamente importante considerar esses fatores.

Por fim, caso você não deseje realizar a solicitação de empréstimos, o pagamento do boleto via PicPay pode ser uma opção. Entretanto, observe bem as taxas e condições antes de entrar em uma bola de neve.