O Carnaval de 2022 está chegando, mas "os boletos para pagar" não tiram férias, não é mesmo? Saiba como os bancos e instituições financeiras irão funcionar no Carnaval e como fazer para pagar as contas neste feriado.

Os bancos não irão funcionar durante o feriado de carnaval em 2022 segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Essa decisão segue a resolução do Banco Central do Brasil (BCB), que diz que o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/01 (segunda-feira) e 01/03 (terça-feira) não haverá atendimento ao público nas agências bancárias.

De acordo com a FEBRABRAN, as "contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 01 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (02)."

Na Quarta-Feira de Cinzas (2 de março), o expediente nos bancos irá começar às 12h e fechar em horário normal de fechamento das agências. Neste dia os bancos que normalmente fechavam antes das 15h, terão seus horários de abertura antecipados para antes do meio-dia para manter o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Como fazer para realizar pagamentos durante o feriado

Para realizar o pagamento de contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 01 de março, será necessário utilizar o aplicativo de seu banco ou instituição financeira ou internet banking (sites de bancos). Os pagamentos feitos por boletos ou DOC pagos neste período só serão processados no dia 3 de março enquanto via TED deverá ser compensado no dia 02/03.

Geralmente, no caso de contas relacionadas ao estado (água, energia, gás etc.) e faturas de cartão de crédito, a data de vencimento é alterada para o próximo dia útil. Mas, caso queira pagar mesmo assim, você pode:

  • Antecipar o pagamento de contas e boletos e realizá-lo até amanhã (25/02).
  • Pagar através do Pix, pois trata-se de um meio de pagamento que funciona todos os dias da semana, 24h, mesmo em domingos e feriados.

Caso você viaje e não dispense a ida a uma agência bancária, consulte no site da FEBRABAN os endereços dos bancos de qualquer cidade em qualquer estado do país.

Carnaval 2022: Dias e horários de funcionamento das agências bancárias

Confira abaixo a tabela com os dias e horários que as agências bancárias dos bancos irão funcionar durante o Carnaval 2022.

Situação Horários
28/fev (Carnaval) Fechado Não há
01/mar (Carnaval) Fechado Não há
02/mar (Cinzas) Aberto Abre às 12h

Porque será assim

Em 2022, devido a pandemia causada pela COVID-19, diversos estados e municípios cancelaram suas festas e desfiles e revogaram seus pontos facultativos. Então, neste ano, acabou que foi decidido que o Carnaval será mantido como feriado bancário, segundo a resolução do BCB. Entretanto, embora os órgãos públicos fechem, as empresas não são obrigadas a fazer o mesmo.

Conseguiu se organizar para pagar suas contas em dia? Foi uma leitura fácil para você? Sentiu que faltou algo na matéria? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!