Na manhã de hoje, segunda-feira, 07, vários serviços gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF) sofreram instabilidade, que durou até às 19h30 desta noite, momento em que a desenvolvedora do aplicativo Caixa Tem disponibilizou uma atualização para solucionar o problema. De acordo com informações dos usuários, tanto o site quanto os aplicativos da instituição bancária sofreram problemas relacionados ao login e operações por celular (pagamento de boletos, transferências, etc.), impedindo a realização de transações via TED, DOC ou PIX.

Além do aplicativo exclusivo para os correntistas do banco, o Caixa Tem (utilizado para movimentações referentes ao Auxílio Emergencial, FGTS e Bolsa Família) também sofreu com a instabilidade, impedindo que os beneficiários de um dos programas acima tivessem acesso ao sistema.

Leia também:

Problemas no Internet Banking

Segundo a Caixa Econômica Federal, o problema ocorreu devido a uma falha nos servidores da IBM, empresa privada e que é responsável por gerenciar todo o trafégo de dados tanto do site quanto dos aplicativos oficiais da instituição.

Gráfico de problemas na CEF. Foto: Reprodução/DownDetector.
Gráfico de problemas na CEF. Foto: Reprodução/DownDetector.

Em um Tweet a IBM informou que "Uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da nuvem da IBM em São Paulo resultou em uma interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível.".

Às 19h30 a empresa publicou outro Tweet informando que o problema referente ao resfriamento dos servidores foi solucionado e os serviços já estão operando normalmente. Veja a postagem:

A recomendação é que os correntistas e beneficiários dos programas sociais do governo atualizem os respectivos aplicativos.