O YouTube Music está finalmente ganhando o acesso a podcasts. A informação veio através do site AndroidPolice, onde é dito que diversos usuários começaram a relatar que assinantes tem relatado o aparecimento de podcasts na tela inicial do YouTube Music.

Alguns usuários do YouTube Music disseram que os podcasts estão aparecendo na tela inicial do app como sugestões. De acordo com as informações, os podcasts estão disponíveis apenas nos EUA por enquanto. Caso você não more no país, será necessário aguardar por mais algum tempo.

Podcasts começam a chegar ao YouTube Music. Fonte: Oficina da Net
Podcasts começam a chegar ao YouTube Music. Fonte: Oficina da Net

A interface dos podcasts no YouTube Music é parecida com a das músicas. O site 9to5Google chegou a compartilhar publicações do Reddit, onde é mostrado imagens de captura de tela exibindo as páginas relacionadas aos capítulos dos programas de podcast.

Na tela de reprodução há o título do capítulo, a identificação do podcasters e os botões de controle do que está sendo executado (play/pause, retroceder 10, avançar 30 segundos). Além disso, há um botão de velocidade da reprodução e um temporizador para pausar automaticamente o capítulo do podcasts.

Capturas de telas das páginas relacionadas a podcasts no YouTube Music. Fonte: Reddit (Osiris_X3R0)
Capturas de telas das páginas relacionadas a podcasts no YouTube Music. Fonte: Reddit (Osiris_X3R0)

Ao acessar a pesquisa do YouTube Music ou a sua biblioteca no app é possível filtrar os podcasts. Com isso, fica mais fácil de localizar os capítulos de um determinado programa de podcast. É importante mencionar que no Spotify é possível misturar músicas com podcasts em uma mesma playlist (lista de reprodução).

Nem todos os programas de podcast podem ser assinados via RSS no YouTube Music. Na publicação do Reddit a respeito da novidade, é dito que só é possível ter acesso a podcasts carregados no YouTube e marcados como sendo conteúdo de podcasts na plataforma de streaming de vídeo. Embora isso ofereça uma grande variedade de conteúdo para ouvir, não há tantos podcasts quanto no Google Podcasts ou no Spotify.

Lançamento e disponibilidade

Os podcasts no YouTube Music estão sendo disponibilizados apenas nos EUA por enquanto. Porém, acredita-se que a funcionalidade seja expandida em breve para mais territórios (países).