A ASUS anunciou no último dia 29 (segunda-feira) seu mais novo produto fabricado no Brasil: o mini-PC Tinker R/BR. O produto, voltado para fãs da internet das coisas, PC DIY e fabricantes de sistemas. Ela já havia sido lançado em janeiro e chegou agora ao Brasil.

Com uma poderosa e moderna CPU quad-core, a Tinker R/BR oferece quase o dobro da performance que outros mini-PCs do mercado. Além de oferecer 2GB de memória dual-channel LPDDR3, a Tinker R/BR é equipada com uma interface SD 3.0.

A Tinker R/BR suporta gráficos da próxima geração e APIs de computação por GPU graças à sua unidade de processamendo gráfico Mali™-T764 de 600MHz, com uma performance de reprodução multimídia de alta qualidade, jogos de N64, reconhecimento de gestos, estabilização e processamento de imagem, entre outras características.

Tinker R/BR
Tinker R/BR

A Tinker R/BR foi implementada com um circuito HDMI CEC que, junto com o software suportado, possibilita a você o controle total de sua central multimídia com um único controle remoto, além de reprodução de vídeos em 1080p e 4K em 30fps e áudio refinado, com suporte até 24bit/192KHz, além de Wi-Fi e Bluetooth integrado com certificação da Anatel.

A conectividade também é um ponto alto: São quatro portas USB 2.0, HDMI, interface GPIO de 40 pinos e interface I2S aprimorada com modos Master e Slave. A API do GPIO possibilita a interface com uma variedade de entradas de botões, switches, sensores e LEDs.

Confira as especificações da ASUS Tinker R/BR

Raspberry Pi 3 B+ ASUS Tinker R/BR
CPU Cortex-A53 Quad Core @ 1.4GHz Cortex-A17 Quad Core @ 1.8GHz
RAM 1 GB LPDDR2 (900 MHz) 2 GB LPDDR3 (dual channel)
Armazenamento Externo através de MicroSD Externo através de MicroSD
GPU Broadcom VideoCore IV @ 400MHz ARM® Mali™-T764 GPU @ 600MHz
Display 1x HDMI suporta Full HD 1x HDMI suporta 4K
Rede (LAN) 10/100/1000 Mbps (~300 Mbps max) Gigabit LAN (1000 Mbps)
Rede (Wireless) 2.4GHz/5GHz 802.11n/ac, Bluetooth 4.2 802.11b/g/n, Bluetooth 4.0 + EDR
Audio 16bit/48kHz 24bit/192KHz
GPIO 40 pinos não sinalizados com cor 40 pinos sinalizados com cor
Dissipador de Calor Comprado à parte Acompanha dentro da caixa

Suporte para Diversas Aplicações

O TinkerOS foi desenvolvido com base na distribuição Debian 9 do Linux, com o objetivo de oferecer leveza e responsividade, otimizada para as placas SBC. A experiência de navegação na internet oi trabalhada ao lado do projeto Chromium para habilitar uma navegação mais rápida, permitindo a renderização otimizada das páginas e oferecendo de reprodução de vídeos em alta resolução no Youtube.

O TinkerOS conta com vários programas para o ambiente de programação e desenvolvimento, como o IDLE/Python e Squeak/Scratch.

A Tinker Board R também permite que você instale o sistema Android 7.0 Nougat para um cenário infinito de projetos e experiência multimídia.