Dicas para escolher uma operadora VoIP

A operadora VoIP é a empresa prestadora dos serviços de telefonia via IP. É ela a responsável pelo encaminhamento e tráfego da sua voz através da Internet.

Por | @oficinadanet Tecnologia

A operadora VoIP é a empresa prestadora dos serviços de telefonia via IP. É ela a responsável pelo encaminhamento e tráfego da sua voz através da Internet.

Por isso, é importante que você faça uma boa escolha de operadora telefonia IP.


Operadora VoIP gratuita ou paga?


Primeiramente você deverá escolher entre um operadora VoIP que ofereça o serviço gratuito, ou uma que ofereça o serviço pago (normalmente com uma taxa mensal).

Fazer essa escolha depende de como você planeja usar VoIP...

Se você quiser apenas conversar com amigos e a família com um softphone através da Internet, um serviço gratuito pode ser o mais adequado.

Se você estiver procurando uma alternativa verdadeira ao serviço de telefonia convencional que possa te dar a possibilidade de fazer chamadas para telefones convencionais, nacionais ou internacionais, con confiabilidade e suporte, entretanto, considere contratar o serviço de uma operadora telefonia IP pago.


Planos específicos


Você deve pesquisar bastante antes de escolher a sua operadora telefonia IP.Algumas operadoras oferecem planos com um pacote de ligações gratuitas para uma determinada localidade, ou uma área geográfica.Sendo assim, você deve escolher aquela que tem o melhor plano, de acordo a necessidade das suas ligações.


Defina suas prioridades!


Que características são incluídas no pacote? O preço do serviço compensa? Alguns pacotes podem parecer mais baratos, mas pode ser porque eles têm apenas uma lista básica de serviços. Outros, entretanto, podem ter uma taxa mais elevada, mas podem oferecer assim muitos serviços adicionais. O crucial é se perguntar que serviços são os mais importantes para você. Você precisa de chamada em espera? Você necessita do 3-way-calling (teleconferência)? Definindo as suas prioridades irá facilitar na hora da escolha de operadora VoIP.


Confiabilidade


A confiabilidade do serviço é um outro fator crítico ao se escolher a sua operadora VoIP. Procure conheçer a empresa antes de escolher. Pergunte a pessoas que que usam o fornecedor, ou então procure por informações sobre a operadora telefonia IP na Internet, por exemplo.


É possível manter o seu número antigo?


Algumas operadoras VoIp permitem a você transferir o seu número de telefone atual para o serviço de VoIP. Essa característica é muito útil, porque poupa você de ter que informar uma mudança de número às outras pessoas, principalmente aquelas com as quais você não tem mais contato.


Garantia


Se for possível, escolha aquela operadora VoIP que ofereça, além das outras dicas já citadas, a garantia do "dinheiro de volta caso não funcione".


Requisitos da operadora VoIP


Faça uma pesquisa junto à operadora telefonia IP e monte uma lista de hardwares e softwares necessários, velocidade da Internet, telefones IP, routers e assim por diante.


Suporte técnico


Procure saber o quanto o fornecedor oferece suporte técnico gratuito. Alguns cobram pelo serviço técnico, então, neste caso, o ideal é optar por aquele que oferece o melhor suporte.

Fonte: Tudo sobre VOIP

Mais sobre: voip dicas
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo