Tablets Vs. Computadores

Um artigo onde eu comento algumas das razões por que os tablets e dispositivos móveis com OS provavelmente nunca tomaram o lugar dos PCs e Computadores de alta performance

Por | @PhMarcio Tecnologia

Creio que como eu muitos de vocês devem ter pensado em algum momento em qual será o futuro dos PCs e Notebooks, já que atualmente a “onda” é dispositivo móvel, exemplos não faltam; itablets – aqueles que geralmente são importados da china, Ipads e tablets de outras marcas como Dell e HP, esses dispositivos são nada mais nada menos do que computadores ultra-compactos, mais eis a questão. Eles vão ser os sucessores dos PCs? Sim ou Não?

Tablets Vs. Computadores

Vou dar alguns motivos e razões e você fará a sua interpretação sobre o assunto.

1º - É certo afirmar que um tablet pode alcançar algumas das funções que um netbook, por exemplo, bom processamento, SO estável, boas funcionalidades, acesso a internet via WiFi ou 3G e sem falar na mobilidade, mas digamos, já imaginou escrever um texto usando o teclado virtual de um Tablet? Difícil né? Além de muita paciência essa árdua tarefa exige empenho, agora imagine digitar um texto em um notebook ou netbook. Tarefa muito mais simples não é? Além de muito mais prático o SO utilizado nesse aparelho permite que o editor de textos, planilhas e/ ou slides tenha muito mais ferramentas e estabilidade do que as oferecidas em tablets.

2º - Creio que todos nós sabemos dos limites funcionais dos tablets, nem todas as versões de SOs oferecidos no mercado trazem por exemplo a funcionalidade de executar vários aplicativos ao mesmo tempo e os que oferecem não são capazes de fazer muita coisa ao mesmo tempo, já os computadores e notebooks tem esta maravilhosa facilidade, eu particularmente no momento em que estava escrevendo este artigo ouvia música, editava algumas fotos no photoshop - passatempo – acessava umas 10 páginas de internet diferentes no Chrome, utilizava o Messenger e enfim... fazia de tudo um pouco, isso tudo é dado graças a estabilidade do SO, dos programas e da capacidade de processamento do notebook, patamar que creio eu com minha infinita ignorância que os tablets irão demorar muito para alcançar, pois a mesma medida que a tecnologia dos tablets aumenta a dos PCs e Note’s também aumenta.

3º - Imagine que você é um editor de jornal, blog ou algo do tipo e digamos que você tem um tablet com várias funcionalidades, inclusive a de fazer edições, seja em fotos ou vídeos por exemplo, digamos também que você trabalha mas creio eu que nem tudo o que você faz é feito o backup, então imagine que você tem um trabalho muito importante salvo no seu tablet e de repente ele parou de funcionar, não liga, e fica aparecendo uma mensagem de erro antes do SO iniciar – isso já ocorreu com um colega meu de profissão – e o tablet simplesmente não liga. E agora? Vai pular na frente de um caminhão? Não adianta, vai é fazer um mal maior. Mas como tudo na vida pode haver uma salvação, seu tablet usa cartão de memória como “HD”? ótimo, tire-o e procure fazer o backup dos arquivos o mais rápido possível, agora... Seu tablet se chama IPAD? Então meu amigo, o negócio tá feio pro teu lado. Se ao invés de fazer seu trabalho deitado numa rede ou deitado na cama com o tablet você estivesse usando um Notebook ou até mesmo sentado na frente de um PC esse problema não existiria, você tiraria o HD e utilizaria em outro computador, bem mais simples do que perder a cabeça com um tablet.

4º - Sabe aquele site que você costuma acessar, por exemplo o oficina da net, sabia que ele é hospedado em um computador – na realidade um servidor, mas não deixa de ser computador – e que graças a essa capacidade altíssima de processamento que o site é acessado tão rapidamente? Pois bem, não é obrigado ser um site de grande porte e com grande estrutura como o deste site, existem também servidores “caseiros” em uma sala com ar-condicionado, e alguma estrutura de segurança e de rede, enfim, imagine você se os computadores de linha parassem de ser fabricados e que tudo fosse mobilidade, você hospedaria seu site ou blog ou qualquer outro tipo de serviço em um tablet? Ou se você tem um servidor NAS em casa ou no escritório, trocaria ele por um tablet? Sendo que alguns tablets não tem nem capacidade de executar mais de um programa.

Então fica o seguinte, tablet nem sempre é sinal de eficácia, processamento rápido de aplicações e nem de poder, é o tipo da coisa que vem pra ficar e evoluir, mais não é sempre pra trabalho ou coisa séria, na maioria das vezes é pra te dar mobilidade, oferecer a você uma outra forma de lazer, uma outra forma de executar aplicações simples, mais creio que os tablets e dispositivos móveis irão estar sempre subordinados aos Netbooks, Notebooks, PCs, Workstations e Servidores.

E você o que acha?

Mais sobre: tablets computadores comparação
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo