Desenhando planta 3D com Photoshop

Neste tutorial, você iremos abordar como criar um efeito de planta 3D em cima de uma planta simples 2D. Esse efeito funciona muito bem, e serve para destacar um espaço significativo no interior de uma sala/quarto. Além disso, este tutorial vai ensiná-lo a definir padrões para a aplicação dos designs em móveis.

Por | @oficinadanet Photoshop

Neste tutorial, você iremos abordar como criar um efeito de planta 3D em cima de uma planta simples 2D.

Esse efeito funciona muito bem, e serve para destacar um espaço significativo no interior de uma sala/quarto. Além disso, este tutorial vai ensiná-lo a definir padrões para a aplicação dos designs em móveis.

O efeito é muito bom e você poderá posteriormente utilizá-lo para demais projetos seus. Vamos utilizar uma planta no formato 2D para exemplificar o processo.

Etapa 1


Primeiramente temos aqui um arquivo em PDF com uma planta que usaremos de exemplo. Você pode fazer o download dela aqui. A imagem abaixo ilustra o PDF.
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Desenhando planta 3D com Photoshop


Etapa 2


Agora, clique com botão direito sobre você a camada do plano 2D e duplique a camada, como mostrado na imagem abaixo nomeado como Walls. Em seguida, repita o mesmo processo mas desta vez a camada copiada renomeie-a para floor. Basicamente, você terá três diferentes camadas nesta primeira etapa.

Desenhando planta 3D com Photoshop


Etapa 3


Selecione a camada floor e esconda as outras camadas por enquanto. Usando a ferramenta Marquee (Tecla M) apague todos os móveis, closet, tudo que estiver destacado na imagem. Incluir a porta de entrada também. Certifique-se de não incluir a linha delimitadora das paredes internas. O que está sendo feito aqui é fazer com que esta camada preparada para a aplicação do material do revestimento do chão, ou seja, vamos remover tudo dentro das paredes para por o piso, afinal temos outra camada com os móveis que trabalharemos depois. (Note que este processo funciona mais rápido se já existe um conjunto de camada preparada como formato pdf em AutoCAD. Mas por causa deste tutorial, basta seguir os passos apresentados mais adiante).

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Etapa 4


A textura do piso será usado para a aplicação de materiais no chão. Os arquivos JPEG das texturas são fornecidos no arquivo zip que você baixou no começo. Abra o material de madeira e arraste até a camada floor. Como você pode ver, a madeira está muito grande sobre o chão. Use a ferramenta transform (transformar) e redimensione a altura da imagem de 25, como mostrado, mas certifique-se de manter a proporção (clique na corrente (link) para bloquear a proporção - figura abaixo exemplifica). Abra o material de pedra e repita o mesmo processo que você fez na madeira, mas desta vez fazer a altura da imagem a 5.

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Madeira


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Piso de pedra


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Exemplo do bloqueio de proporção


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Continuando o processo, etamos neste tutorial abordando como criar um efeito de planta 3D em cima de uma planta simples 2D.

Esse efeito funciona muito bem, e serve para destacar um espaço significativo no interior de uma sala/quarto. Além disso, este tutorial vai ensiná-lo a definir padrões para a aplicação dos designs em móveis.

O efeito é muito bom e você poderá posteriormente utilizá-lo para demais projetos seus.

Etapa 5


Selecione a camada de madeira e use a ferramenta marquee (Pressione M) e marque apenas uma parte da madeira. A partir do menu Editar, clique no painel de Define Pattern e clique em OK. Em seguida, selecione a camada de pedra e repita o mesmo processo mas desta vez você pode marcar o padrão de todo o quadrado 3x3. (Observação: não marcar para além dos limites das linhas da pedra).

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Definindo o pattern


Etapa 6


Selecione novamente a camada de pedra e use a ferramenta varinha mágica (Ctrl W), clique na parte do meio do quarto. Então aperte (Shift F5) para preencher o material do piso (floor). Clique na seta para baixo e escolha a opção de madeira. O pattern de madeira é o penúltimo do conjunto de patterns. Clique nesta opção e pressione OK. Agora clique na parte do meio da área do banheiro e repita o mesmo processo anterior, mas escolher o último padrão, que é a pedra da caixa de diálogo Fill.


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Selecionando a área

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Escolhendo o pattern


Etapa 7


Agora você deve estar no com o piso interno completo. Você vai notar que eu adicionei um padrão de pedra na sacada exterior do quarto. Use a ferramenta marquee (Pressione M) e marque uma parte do terraço. O tamanho deve ser destaque não precisa necessariamente ser mais preciso. Eu usei o mesmo padrão do banheiro usando o mesmo processo na Etapa 5. Em seguida, você pode adicionar um pouco de brilho sobre os patterns de piso. Pressione S para a ferramenta Dodge para acentuar algumas partes do chão. Você pode usar as configurações que eu usei abaixo.


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Configurações usadas

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Estado atual


Etapa 8


Agora mostre a camada de plano 2D e duplique novamente a camada nomeado como furniture-fixture (móveis e elétricos). Uma dica: esconda todas as camadas, exceto a camada de móveis (furniture-fixture). Em seguida, usando a ferramenta marquee (Pressione M). Elimine todas as paredes, armário e porta como é mostrada a seleção na imagem abaixo. Você pode pressionar Shift clique para adicionar uma seleção de novas áreas a serem excluídas. Apenas a cama, cadeiras, mes, luz, WC e bidé, banheira ficarão a mostra.


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Seleção dos móveis

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Somente os móveis na camada


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Continuando o processo, etamos neste tutorial abordando como criar um efeito de planta 3D em cima de uma planta simples 2D.

Esse efeito funciona muito bem, e serve para destacar um espaço significativo no interior de uma sala/quarto. Além disso, este tutorial vai ensiná-lo a definir padrões para a aplicação dos designs em móveis.

O efeito é muito bom e você poderá posteriormente utilizá-lo para demais projetos seus.

Etapa 9


Em seguida, crie uma nova camada (Shift Ctrl N) e nomeie essa camada de Ground. Em seguida, pressione (Shift F5) para preenchê-lo com 50% de cor cinza. Selecione a camada furniture-fixture, e arraste para cima da camada Ground, então pressione (Ctrl-U) e ajuste a luminosidade para 90. Isso fará com que a camada furniture-fixture fique um pouco invisível. Isto fará com que diminuam as espessuras das linhas.


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Configuração da luminosidade


Etapa 10


Então comece a por cores em cada um dos móveis. Use as cores com (Shift F5). Eu escolhi uma cor vermelha escura para a poltrona e usei a ferramenta de burn(queimar) para dar uns retoques nas sombras. Você deve então repetir o mesmo processo para o resto da mobília. Após isto você deve ter chegado a uma imagem semelhante a abaixo. Você pode jogar com as cores que você deseja preencher para os móveis e utensílios. Para as mesas lateral, e cabeceira, eu pessoalmente, decidi preenchê-las com um padrão definido semelhante ao processo no passo 5 e um cinza muito claro para os acessórios de banho. Por último, adicione drop shadow as camadas. Você pode usar os valores que eu usei como mostrado.


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Configuração do drop shadown


Etapa 11


Agora mostre as camadas plano 2D e Walls e desligue o resto das outras camadas. Certifique-se de colocar a camada plano 2D em cima da camada Walls. Selecione o plano 2D, em seguida, use a ferramenta varinha mágica e escolha qualquer uma das linhas. Então, a partir do uso menu Select Similar preencha todas as linhas com cores diferentes como o vermelho. O resultado deve ser algo parecido com:

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Etapa 12


Desativar temporariamente a camada de plano 2D em seguida, selecione novamente a camada de Walls e excluir todos os móveis, utensílios, e com exceção da porta do armário. Então chegue a algo tão puro como a imagem abaixo.

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Etapa 13


Usando a ferramenta de transformação de escala para cima da camada de Walls de 120 com o aspect ratio bloqueado. Consulte os valores apresentados. Agora ponha Walls em cima da camada nova plano 2D . Em seguida, ligue a camada de plano 2D. A essa altura, você veria um maior deslocamento de Walls sobre o contorno vermelho do plano 2D. Usando a ferramenta laço poligonal você deve ligar os cantos da parede de Walls com os cantos da parede do plano 2D. Em seguida, preencha a seleção. A segunda imagem abaixo neste passo mostra como é feito. Você pode referir-se a terceira imagem mais abaixo para ver como os pontos de cada canto da parede foram conectados. Basicamente, eu usei dois tons de cinza. Um deles é 50% de cinza e os outros é muito mais escura.


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Continuando o processo, etamos neste tutorial abordando como criar um efeito de planta 3D em cima de uma planta simples 2D.

Esse efeito funciona muito bem, e serve para destacar um espaço significativo no interior de uma sala/quarto. Além disso, este tutorial vai ensiná-lo a definir padrões para a aplicação dos designs em móveis.

O efeito é muito bom e você poderá posteriormente utilizá-lo para demais projetos seus.

Etapa 14


Selecione a camada Walls. Agora preencha a seção interna das paredes como demonstrado com a cor branca.

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Etapa 15


Em seguida, usando a ferramenta varinha escolhe o muro abaixo. Excluir este muro. Enquanto a seleção da varinha mágica ainda está presente, crie uma nova camada e renomeie-a como painel de vidro. Encha-o com uma cor cyan. Você pode optar por introduzir a valores que usei na imagem abaixo. Em seguida, defina sua opacidade para 40%.


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Etapa 16


Selecione novamente a camada Walls e apert Ctrl U para mudar o lightness para 85.

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Etapa 17


Ligue todos as camadas. Você pode precisar dar alguns ajustes em que a camada deve ser em cima ou em baixo. Basta seguir o arranjo das camadas abaixo como pode ser visto na imagem. Como você vai ver, eu adicionei alguns acessórios no plano, como as obras de arte no quarto e casa de banho, tv de tela plana na parede, uma mesa entre o armário, e uma porta. Você pode adicionar os seus próprios acessórios e brincar com eles e sua disposição.

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Fonte: Photoshop Tutorials

Debata abaixo sobre o tutorial, envie a sua imagem para vermos como ficou seu trabalho!

Mais sobre: tutoriais, photoshop
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