Tecnologias mobile para desenvolvedores web

Desenvolver aplicações para plataforma mobile sem necessidade de aprender uma SDK, somente utilizando os conhecimentos Web, ainda com a vantagem funcionar em varios aparelhos.

Por | @oficinadanet Programação

Alguns anos atrás, era mais que normal desenvolvermos aplicações desktop, mas atualmente podemos ver que diminui bastante essas aplicações, compensa mais a empresa desenvolver aplicações Web (uma das grandes vantagens é que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo sem necessidade de configuração) do que ficar preso a aplicação desktop, onde precisa de instalação, configuração e somente funcional em sistema operacional, sendo que atualmente muitas empresas além de estarem transferindo ou já desenvolvendo suas aplicações tudo em Web, estão investindo no mundo mobile também.

Com a popularização dos smartphones, onde cada vez vem surgindo novas tecnologias voltada a essa plataforma, como: Android, IOS, Windows Phone, entre outros, o desenvolvedor hoje pode se especializar somente em uma ou em mais de uma dessas plataformas e ficar um guru na área, porém, será que vale apena estudar essas tecnologias? porque não estudar uma única tecnologia se aplique em todos os smartphones?

Com certeza vale apena se especializar em plataformas mobile, pois conhecimento nunca é de mais, e também para quem se especializa não só nessa tecnologia mas como em qualquer outra, sempre irá ter oportunidades.

Mas poderíamos melhorar ainda mais, de vez estudarmos as SDK do IOS e/ou do Android como também outras, poderiamos usar o mesmo conceito das aplicações desktop para Web, ou seja, trocar o desenvolvimento de Apps utilizando as SDK por tecnologias na Web (html, css, ajax...) de forma que integrasse aos seus browsers, assim as mesmas aplicações que rodam no Android, funcionariam no iPhone e em outros, sem precisar desenvolver novamente.

Acredito que mais cedo ou mais tarde essa história das transições de aplicações desktop para Web vai se repetir no mundo mobile, a quantidade de Apps irá cair, e as mesmas quanto as novas Apps serão serviços na Web com as mesmas funcionalidades.

Então, porque já não ir direto ao ponto?


Com certeza, para quem já programa em Web é vantajoso se aperfeiçoar as tecnologias que já conhecem para aplicar em plataformas Web, assim já terão aplicações prontas e completas quando essa "era" chegar.

Claro que tem certas aplicações que terão que ser sempre instalada no celular e também acredito que irá demorar para ter mais aplicações Web do que as Apps instaladas, uma das questões é a limitação do acesso a Internet pelo dispositivo, nem todo mundo que tem celular com essas tecnologias pode ter acesso a Internet, pelo seu custo ou outros fatores.

Hoje temos alguns frameworks para esse tipo de desenvolvimento que ajudam bastante: JQuery Mobile, jQTouch, jqmPhp entre outras.

Para concluir, claro que existem casos e casos, e que tem que ser analisado, mas enfim, acho que essa é uma dica interessante, que vale apena da uma pensada e analisada. Tenho certeza que nunca as Apps ficarão de lado, e sempre irá surgir inovações nessa área para deixar o desenvolvimento mais eficiente e fácil.

Mais sobre: mobile, desenvolvimento, celular
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.