Street View: O apogeu da Globalização

O mundo está mesmo cada vez menor! Parece que em um rápido clique no computador chegamos praticamente em tempo real ao Oriente Médio, mesmo estando no nordeste brasileiro.

Por | @oficinadanet Negócios

O mundo está mesmo cada vez menor! Parece que em um rápido clique no computador chegamos praticamente em tempo real ao Oriente Médio, mesmo estando no nordeste brasileiro. Em poucos minutos visualizamos às suntuosas maravilhas do mundo através do Google Earth. Assim, o mundo nos envolve na conexão da web em frações de milésimos de segundo. Mas, para quem pensa que já viu de tudo e que nada mais faltava ser inventado para interligar ainda mais culturas, povos e nações, muito se engana diante da mente brilhante dos desenvolvedores de tecnologias.

Street View: O apogeu da Globalização



Street View:


Criado para proporcionar uma visão ampla e a partir de um ponto em terra, das cidades e culturas, o Google Street View, que em português significa- Google Vista da Rua- transmite aspectos sociais, culturais, históricos e urbanos de diversas cidades espalhadas pelo mundo. Este recurso tão globalizado é fruto do desenvolvimento técnico da Google Maps e do Google Earth, onde possibilita o internauta que está em qualquer lugar do mundo, acompanhar numa vista panorâmica de até 360º na horizontal e 290º na vertical o que ocorre no dia a dia daquela civilização. Isso nos faz ficarmos mais próximos de certas culturas que chegam a ser estudadas diretamente no cotidiano. A tecnologia em mapeamento da Google é realmente extraordinária, senão, vejamos o exemplo do Google Maps, que consegue mapear cidades e regiões com determinada precisão, proporcionando assim um melhor intercâmbio comercial e turístico entre povos.


Como funciona o Street View:


Este maravilhoso recurso funciona com a utilização de uma frota de carros espalhados pelas cidades de vários países do mundo. Eles são equipados com aparelhos de última geração para captação de imagens, estas por sua vez, são enviadas ao servidor que dispõem delas na rede. Existem casos em que ruas estreitas, vielas e mais locais de difícil acesso, que o trabalho de captação de imagens é feito através de bicicletas equipadas com os aparelhos, chamadas de Google Bikes. Assim nenhuma camada da sociedade deixa de ser alcançada e o que podemos conferir na página do Google Street View, são fatos que revelam a real situação de cada cidade, independentemente do país em seu conteúdo mais verdadeiro. Tudo é documentado e possibilita flagrar vivências sociais muito peculiares.


Logística:


Para manter este recurso os gastos com certeza são avassaladores, haja a vista, que a frota de carros tem que ser astronômica, porém, a empresa tem parceria com as multinacionais e gigantescas fabricantes de automóveis no mundo inteiro. Por exemplo, nos Estados Unidos a frota de carros são modelos Chevrolet Cobalt, em países europes e Autrália são os modelos Opel Astra, no Japão Toyota Prius e aqui nas terras tupiniquins, é o popularíssimo Fiat Stilo. Com certeza é uma forma de divulgar a marca e também demonstrar que é uma linha utilizada pela empresa americana de informática!


Google Street View no Brasil:


O projeto da Google Street View surgiu em maio de 2007 inicialmente em cidades norte americanas, ganhando outros países, mas, chegou de fato ao Brasil em 2009, após o acordo firmado entre o Google e a Fiat. Em 30 de setembro de 2010 depois de vários estudos e burocracias, o Google Brasil viabilizou o Street View para 51 cidades das maiores metrópoles do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Alguns problemas surgiram, sobretudo, por causa do vazamento de imagens do serviço, a empresa, porém solucionou o problema.


Contribuição Cultural:


Antigamente dizíamos que uma pessoa era vivida porque conhecia o mundo, havia percorrido muito trecho e por isso estava bem mais experiente, mas, hoje um garoto de 10 anos já percorreu muito mais trecho que qualquer idoso. Já observou o topo do mundo no Google Earth, já viu cada canto de seu país mapeado no Google Maps e andou por cada rua, assistiu a cenas dramáticas, irreverentes, violentas, inusitadas, curiosas, surpreendentes e acima de tudo, conheceu milhões de pessoas de várias partes do globo.

Mais sobre: street view, google, google maps
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários