SCRUM em 2 minutos

O SCRUM é um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto, a quem diga que esta mais para um framework que uma metodologia, ou até mesmo mais para atitude que um processo.

Por | @oficinadanet Carreira em TI

O SCRUM é um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto, a quem diga que esta mais para um framework que uma metodologia, ou até mesmo mais para atitude que um processo.

Para que o SCRUM seja utilizado com êxito, cada pessoa envolvida deve cumprir com seu papel, seguindo corretamente todos os processos, e a fim de viabilizar, utilizar como apoio algumas das ferramentas que lhe são oferecidas. Entretanto, para que seja possível seguir corretamente todos os processos, primordialmente é necessário que todos estejam de acordo com a cultura envolvida.

Segue abaixo uma breve descrição sobre os três papeis relacionados ao SCRUM:

  • Product Owner: responsável por garantir o retorno de investimento, este deve conhecer as necessidades do cliente;
  • Scrum Master: responsável por remover os impedimentos do time e garantir o uso do SCRUM;
  • Time (Equipe): equipe de desenvolvimento multidisciplinar e auto-gerenciável, responsável por produzir produto com qualidade e valor para o cliente.
As ferramentas como: Product Backlog, Sprint Backlog, Burndown Chart e Scrum Board são de grande utilidade durante o ciclo de vida do SCRUM. Para um melhor entendimento, segue abaixo uma breve descrição:

Product Backlog:


Uma lista com todos os requisitos que o Product Owner deseja, sem muitos detalhes técnicos, essa lista é ordenada por prioridade pelo Product Owner;

Sprint Backlog:


Contém uma lista com as tarefas decompostas sobre os itens extraídos do Product Backlog que foi definida no Sprint Planning Meeting e que deverá ser entregue ao Product Owner. Estas atividades não devem durar mais de 2 dias ou 16 horas;

BurnDown Chart:


Gráfico que mostra o trabalho da equipe dia a dia, avaliando assim se o Sprint está atrasado ou não. Caso o gráfico demonstre que a equipe acabará o Sprint antes, o Product Owner é consultado e novas funcionalidades são incorporadas àquele Sprint;

Scrum Board:


É um quadro onde deverá contemplar todas as tarefas que serão realizadas dentro de um Sprint e listadas de acordo com as prioridades de cada item.

Existem três tipos de cerimônias no SCRUM, Sprint Planning Meeting, Daily Scrum Meeting e Sprint Review Meeting, estes três tipos de evento caracterizam bem o ciclo de vida de cada Sprint: início, meio e fim. Segue abaixo uma breve descrição sobre as cerimônias:

Sprint Planning Meeting:


Encontro para planejar o que será feito no Sprint. A equipe acessa o Product Backlog e detalha de forma mais ampla as atividades que serão executadas no Sprint de acordo com suas prioridades, avaliando tempo e complexidade. Após definido o que será feito, o Sprint Backlog é gerado;

Daily Scrum Meeting:


Encontros diários, com duração em média de 15 minutos, a idéia de ser uma reunião em que cada membro da equipe deve responder 3 perguntas: O que fiz ontem? O que farei hoje? O que está impedindo de que alcance o objetivo? Essa reunião é liderada pelo ScrumMaster;

Sprint Review Meeting:


Encontro realizado quando o Sprint chega ao fim. Este encontro é dividido em duas partes, na primeira parte é demonstrado ao ProductOwner quais atividades definidas no Product Backlog foram realizadas, o Product Owner lidera esse encontro e pode chamar todos os interessados no projeto. Após a demonstração o Product Owner e os interessados no projeto atualizam e repriorizam o Product Backlog, definindo assim o próximo Sprint. Finalizada essa primeira parte o ScrumMaster toma a liderança e começa uma reunião com a equipe, onde a equipe avalia o que foi realizado positivamente e negativamente no Sprint, também avaliam o que poderia ser mudado para melhorar o próximo Sprint.

O Sprint é um conjunto de tarefas a serem executadas em um determinado tempo. A Figura 1 ilustra o ciclo de vida do SCRUM.
SCRUM em 2 minutos

Mais sobre: scrum agile
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo