Gerenciando projetos de pequeno porte

Seguno Thiago Lisboa (2010), muitos projetos considerados de pequeno porte não saem do papel por dificuldades técnicas, financeiras ou por conta da falta de uma característica que deve ser intrínseca a qualquer gerente: pragmatismo de execução!

Por | @oficinadanet Carreira em TI

Seguno Thiago Lisboa (2010), muitos projetos considerados de pequeno porte não saem do papel por dificuldades técnicas, financeiras ou por conta da falta de uma característica que deve ser intrínseca a qualquer gerente: pragmatismo de execução!

Gerenciando projetos de pequeno porte

Nesse contexto, o PMBOK disponibiliza uma série de técnicas para se organizar, gerir custos, prazos e recursos humanos. O problema é que quando se está lidando com um projeto muito pequeno, parte destes métodos tornam a execução do projeto onerosa. Afinal, o que fazer para ter o mínimo de organização e o sentimento de evolução em um projeto pequeno?

Abaixo são relacionadas algumas propostas para a execução de projetos peguenos utilizando metodologias de gerenciamento:


Centralização da atividade de gestão


É muito importante ter a atividade de gestão de projeto centralizada em uma única pessoa quando os projetos são pequenos. Isto faz com que exista um ponto focal fazendo cobrança das tarefas combinadas. É importante aqui definir alguns milestones e criar uma metodologia para fazer a cobrança destas tarefas.


Constância nas reuniões de acompanhamento


Este ponto, se seguido à risca faz com que as semanas/meses não passem em branco. Quando as reuniões de acompanhamento das atividades não têm uma rotina pode-se passar dias para saber que determinada tarefa não progrediu. É natural dentro de um time ter-se pessoas que tem uma liderança maior ou até mesmo senso de urgência e outras que tem um ritmo mais inconstante, que possuem um timing diferente. O acompanhamento freqüente das atividades faz com que o time todo saiba das dificuldades de cada um dos integrantes. Normalmente param-se todas as outras atividades para que o time se concentre na resolução do problema que está impactando uma das frentes.

Utilização de uma ferramenta eletrônica para controle do projeto


O diagrama de Gantt permite que o gestor de projeto tenha uma visão panorâmica do projeto. É possível mapear caminhos críticos, redefinir os prazos de algumas atividades e desta forma gerir o prazo de entrega do projeto. A metodologia de gestão de projetos do PMI introduz vários destes conceitos e categoriza a execução destas atividades.

Existem metodologias avançadas para lidar com projetos mais complexos, no entanto, para projetos de pequeno porte faz-se necessário entender importância da gestão dos prazos e atividades em um projeto. Este entendimento somado ao senso de urgência com certeza irá alavancar as chances de este projeto sair do papel e ser executado dentro do tempo esperado.

Note que dependendo do tamanho de seu projeto, há vários níveis de detalhes necessários para definir o mesmo. Defina seu projeto baseando-se na informação descrita para o tamanho de seu projeto. Também, é uma boa prática rever os processos para todos os tamanhos de projetos, porque você poderá escolher outras informações para incorporar em seu projeto particular. Por exemplo, se você tiver um projeto de tamanho médio, você poderá incorporar alguns aspectos de gerenciamento de um projeto grande. Se você rever todo o conteúdo para todos os tamanhos de projetos, você terá a informação necessária para construir os processos de gerenciamento de projetos que são adequados para o seu projeto particular.

Segundo Luiz de Paiva (2010), o nível de detalhamento do escopo e das atividades de um projeto é sempre uma decisão importante para o gerente de projetos. Um excesso de detalhes pode levar a uma sobrecarga de gerenciamento e até irritação por parte da equipe, enquanto a falta de detalhes pode dificultar o acompanhamento e a identificação de riscos e atrasos.
Luiz de Paiva (2010) complementa ainda que cada projeto tem seu nível adequado de detalhamento. Estes são os principais aspectos que devem ser considerados ao definir o nível de detalhamento da EAP e atividades do projeto.

Mais sobre: gestão, gerencia de projetos, gerencia
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