Foco é o fator determinante do sucesso

É ótimo sonhar alto, mas o seu arranque necessita de um foco cuidadoso de início para chamar a atenção do mercado e possíveis investidores. Você esta preparado?

Por | @dani_publica Carreira em TI

Foco é o fator determinante do sucesso
É ótimo sonhar alto, mas o seu arranque necessita de um foco cuidadoso de início para chamar a atenção do mercado e possíveis investidores. Você esta preparado? Saiba que o Google fez isso com os sistemas de busca, a Apple com um computador pessoal, e até mesmo os grandes magazines como: Luiza e Casas Bahia fazem por meio de preços baixos. Um bom plano de negócios reúne características eficazes de redes sociais populares.

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo provavelmente significa que nenhum dos itens será bem feito. Além disso, é quase impossível criar uma mensagem que fará a sua oferta se destacar na mente dos clientes. Eu não me recordo de uma empresa que se lançou ao estrelato com um enfoque amplo. Você consegue?O foco é o início para a condução ao sucesso do negócio. Apresento abaixo 6 razões de bom senso:


1 - Tempo de mercado é fundamental


Demora certo tempo para construir processos e produtos para capitalizar uma estratégia global. Enquanto isso, os pequenos concorrentes aparecerão e aproveitar tais oportunidades de negócios favorecerão a vinda de clientes-alvo.


2 - Manter os custos de infraestrutura baixos


Toda empresa precisa de alguns equipamentos básicos e infraestrutura para iniciar uma jornada ou até para o desenvolvimento que já está em curso. A tentativa de lançar nacionalmente o grande sonho em uma tacada só, além de sair muito caro, exigirá um planejamento maior do que sua empresa pode sorver.


3 - Agilidade


Cada partida bem sucedida que assistimos no mercado foram marcadas por boas jogadas: eles na certa visualizaram o que seus clientes realmente queriam, e o que realmente funciona em design de produto e marketing. Produtos saturados e a famosa "teoria de tudo" não permitirão que você se adapte rapidamente às mudanças do mercado através dos erros que foram cometidos lá trás.


4 - Inovar para a liderança do mercado


O sucesso requer liderança de mercado na sua área de produto, e é fácil notar que quanto mais empurramos mais produtos e serviços, mais dilui o foco e a atenção dos clientes/consumidores.
Mercado não é uma liderança única; leva-se tempo e energia contínua; e quando você se esquece disso automaticamente é deixado para trás.


5 - Manter a qualidade é fundamental


Quanto mais você tenta fazer em paralelo, mais difícil é manter a qualidade. Lembre-se da velha máxima de que "você só tem uma chance de fazer uma grande primeira impressão." Os clientes são volúveis e boa qualidade e bom atendimento ao cliente é difícil, mesmo com um produto concentrado.


6 - Personalização é limitada


Quando as coisas se tornam confusas e complexas e você não tem certeza das prioridades que quer passar, as pessoas ficam desiludidas, cansadas e perdem a motivação, sem falar na tendência em desistir facilmente. Manter o foco torna a comunicação integrada mais dinâmica, o gerenciamento eficaz, além de agilizar e economizar tempo de planejamento. Como em tudo existem dois lados da moeda. Quando aplicado adequadamente, o foco resulta em recompensas que superam expectativas.

Por outro lado, concentrando-se nas vias erradas resultará em uma espiral descendente de negócios. Concentre-se em explorar os pontos fortes ao invés de resolver os pontos fracos e evitar problemas. Não se afobe, centrando-se na opção errada. Lembre-se que a maioria das pessoas pode realizar com segurança e competência uma coisa de cada vez, e mais clientes estão apenas procurando uma coisa de cada vez.

Depois de saturar o mercado com a sua oferta concentrada, então você terá tempo e recursos para ampliar a sua oferta. Não desista do seu sonho: Cautela e bom serão sempre são uma ótima mistura.

Mais sobre: foco, gerência
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários