Parceria com a qualidade

Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação. É preciso mais que compreensão para coloca-la em pratica.

Por | @dani_publica Empreendedorismo

Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação. É preciso mais que compreensão para coloca-la em pratica. Especialmente nas duas últimas décadas do século XX a qualidade passou efetivamente a ser percebida como uma disciplina de cunho estratégico. Hoje ela é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação pública e privada.

A principal diferença é que a qualidade agora está relacionada as necessidades e anseio dos clientes. Seja qual for o porte da empresa a qual você faça parte, observam-se programas de qualidade e de melhoria de processos, na maioria econômicos. Não importa fazer o melhor produto com os melhores processos, se o que se faz não vai de encontro ao consumidor, razão de ser de todos os processos organizacionais.

Compreenda que certificados de padronização servem para garantir que sua empresa realize determinado produto ou processos sempre da mesma forma, “engessada”, mas isso não garante e jamais garantirá qualidade alguma. Fazer sempre igual ou criar um padrão pode demonstrar que seu produto/serviço é ruim, feito assim e sempre sairá ruim.

O elemento humano e sua qualidade representam o grande diferencial contemporâneo. É necessário que todos os colaboradores desta parceria estejam comprometidos com a melhoria contínua. Para que os profissionais compreendam e saibam utilizar com eficácia tal ferramenta , deve-se realizar um treinamento adequado o que pode significar o êxito de qualquer empreendimento. Um aspecto muito importante sobre o treinamento é a sua simplicidade, que proporcionará um fácil entendimento para a aplicação, permitindo a participação de todos na solução de qualquer problema ou adoção de novas frentes.


Fica aqui a dica:

Brainstorming (Tempestade de idéias)


Este é mais que um auxiliador, é um estimulo para a equipe. Quanto maior é a emissão de idéias de forma livre, sem críticas no menor espaço possível de um grupo, maior serão as chances de sucesso e consequentemente de acertos. O ato de proporcionar o uso livre da palavra gera não apenas satisfação, mas a vontade de aplicar a qualidade de forma única sempre.

São inúmeros os processos que descrevem o caminho para a qualidade total, mas mesmo em qualquer situação controlada ocorrerão perdas, porém torna-las significativas, dependerá exclusivamente de sua habilidade em empenhar-se sempre.
Afinal, mais que processos, lidamos com pessoas.

Mais sobre: parcerias, empreendedorismo
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários