André Silva hoje pode dizer que tem mais tempo para dar conta de suas atribuições na Ampacet, empresa de pigmentos para plásticos. Se perguntássemos há cerca de sete meses, antes de ser apresentado ao software TSS da Totvs Triah, empresa franqueada da Totvs S.A., a resposta seria diferente.

A Ampacet é uma das mais de 200 empresas que utiliza a nota fiscal eletrônica, ferramenta criada pela Receita Federal para otimizar e dar mais segurança às transações de compra e venda. O produto foi disponibilizado para todas as empresas se adequarem às novas normas, que até o final do ano abrangerão também os ramos atacadista, industrial e de distribuição.

Como tudo que é novo, o sistema também apresenta alguns pontos de melhoria, como o trabalho duplicado de lançamento das notas, por exemplo. Empresas que precisam lançar grande quantidade de notas por dia encontram problemas e têm que investir muito tempo nessa função

O software da Totvs Triah foi desenvolvido para otimizar esse processo, já que o produto disponibilizado pela receita federal lança apenas uma nota por vez manualmente e o TSS consegue emitir várias de uma só vez automaticamente. “Aqui nós fazemos cerca de 70 notas por dia. Se eu lançasse duas levas de 35, no escopo manual, chegava a perder de 30 a 40 minutos. Esses dias eu lancei uma média de 20 notas em 30 segundos”, afirma Silva.

A Ampacet começou a emitir notas fiscais eletrônicas em setembro do ano passado no escopo manual, e desde janeiro de 2010 está com o software da Totvs Triach incorporado ao da receita federal.

Essa funcionalidade da receita federal é para auxiliar os empresários na emissão de notas e evitar a sonegação fiscal.

Para mais informações sobre a nota fiscal eletrônica acesse http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/legislacao.aspx