O Profissional Multimídia

No início tudo era muito limitado. O livro só podia nos mostrar desenhos de letras e nada mais.

Por | @jonathanlamimkt Carreira em TI
No início tudo era muito limitado. O livro só podia nos mostrar desenhos de letras e nada mais. Com o tempo apareceram ilustrações e mais tarde fotos, mas a coisa parava por aí. Foi então que apareceu o telégrafo, o telefone, as gravações em disco e o rádio. O homem passou a conhecer a propagação do som. Não dependiamos mais apenas das letras.

Mas sabemos que nós, seres humanos, nunca estamos satisfeito não é mesmo? Deve ter sido por isso que acabaram inventando o vídeo, o cinema e a televisão. Faltava uma companheira para o som, foi quando apareceu a imagem em movimento e com ela o som se casou. Sairam por aí, pelos quatro cantos do mundo, entrando na casa das pessoas através de aparelhos de TV.

Mas o velho texto, coitado, sempre foi tímido quando se encontrava com o casal som & imagem, pra lá de moderninhos Continuou essa timidez por mais de 50 anos, quando se restringia a aparecer apenas nos bastidores, em palavras lidas por apresentadores, repórteres e narradores ou então nos scripts de novelas ou filmes.

Mesmo com essa timidez toda, o texto sempre foi fundamental em qualquer produção de rádio e televisão. Sem a sabedoria do velho texto, o som & imagem não sabiam qual caminho trilhar.

Um dia o texto desencantou. Resolveu sair da toca e aparecer junto com a foto, o som e a imagem, todo mundo junto num lugar só. Afinal ele encontrou um local onde ficou muito à vontade: a Internet.

Sabe o que isso quer dizer? Que você, webdesigner, que contribui para a construção de uma internet mais bonita, deve ser um profissional amigo dessas três simpáticas figuras da comunicação. É preciso ser multímidia, sabendo um pouquinho de tudo além de dominar a técnica do design.

Você será um profissional completo se souber escrever bem e manipular vídeos e áudios. Entender um pouco de fotografia para produzir suas próprias imagens. Isso é muito válido, ainda mais com a facilidade das câmeras digitais. Um pouquinho de programação, porquê não? Isso vai ajudar você a produzir sistemas simples para seu próprio uso, prestar pequenos suportes ou conversar melhor com seus colegas programadores.

Aqui nesse meio qualquer conhecimento a mais tem sua validade e importância. Não fique focado apenas em querer saber qual o melhor plugin do photoshop ou como construir sites em tableless e CSS. Saber isso é necessário? Claro que sim. Mas não se esqueça que sempre é preciso saber um pouco mais dos mais variados assuntos para que você consiga se tornar amigo do velho texto e do bonito casal som & imagem.

Artigo cedido por Bruno Ávila, o original se encontra em www.brunoavila.com.br

Mais sobre: multimidia, profissional, conhecimentos
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários