Reutilização de códigos, como proceder?

Hoje em dia tanto se fala em não reinventar a roda, mas pouco se aproveita deste conceito. Como fazer para reaproveitar códigos e agilizar seus trabalhos?

Por | @nmuller99 Carreira em TI
Hoje em dia tanto se fala em não reinventar a roda, mas pouco se aproveita deste conceito.

Como fazer para reaproveitar códigos e agilizar seus trabalhos?
Não é uma tarefa simples, porém pode ser feito com um pouco de estratégia e organização. Você não deve pegar, por exemplo, uma página inteira e querer reaproveitá-la, não é isto, você deve sempre criar pedaços de códigos que serão reutilizados, como exemplo:
Você tem um site que precisa de cadastro de conteúdo (textos), faça uma forma, um molde, e reaproveite isto, mas você me pergunta, como assim?

Simples, o que a maioria das áreas de textos que você fez para seus sites já teve?
Vou citar algumas coisas e você pense se já existe:

- Lista de textos
- Categorias
- Área do próprio texto
- Leia mais nos textos
- Galeria de imagens vinculada ao texto.


Com certeza um destes itens acima seus sites já tiveram, então, por que você não faz um molde de lista de textos, cria um molde com CSS e seus PHPs no meio, e quando precisar alterar alguma coisa altere no CSS (em caso de posicionamento e cores, etc), é muito mais fácil fazer isto e você estará investindo em produtividade o que hoje em dia vale muito, mas muito mesmo.

Para fazer os moldes pense no que seus sites sempre possuem na área que estás a criar, faça moldes que você possa reaproveitar para muitos sites, e na hora de instalar nos sites, você somente precisará dar aquele “include” e BOOOMM está instalado.

No momento em que você possuir estes moldes e arquivos prontos, verá que fazer um site que possua está área será muito fácil e produtivo, melhore seu modo de trabalhar.

Tente criar alguns moldes pra você, em quaisquer áreas de sites que você venha a produzir, sua produtividade crescerá de forma que você não imagina, e seu chefe ficará surpreendido com suas atitudes e seu desempenho.

Pra que complicar se dá para facilitar...

Mais sobre: carreira produtividade
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo