Curso Superior em Tecnologia

Alguns detalhes sobre as vantagens de um curso superior em tecnologia.

Por | @oficinadanet Carreira em TI
Olá,

hoje existem diversos cursos superiores em tecnologia, aqueles chamado de rápidos e específicos, mas há alguma vantagem em se cursar um curso destes ?

Vamos nesta matéria explicar alguns detalhes sobre estes cursos e algumas diferenças em relação a outros cursos de bacharelado por exemplo.

Quais razões levam alguém a fazer um curso de tecnologia

1 - Tempo para adquirir um curso superior, pois em média estes cursos tem de dois a três anos.

2 - Pressão por parte da empresa - O funcionário já atua na empresa há alguns anos, sabe tudo sobre sua atividade mas não possui curso superior, desta forma é difícil colocá-lo em um posição de chefia sobre pessoal especializado, então o funcionário ou a empresa decide por esta modalidade de curso.

3 - Custo - Geralmente os cursos superiores em tecnologia possuem custo menores.

4 - Foco - Os cursos superiores não podem ser genéricos, eles focam em uma área específica, como redes, web design, logística, banco de dados ou até mesmo ERP´s, e ainda são superiores.

5 - Facilidade - Dependendo do curso superior em tecnologia e a faculdade que o aluno escolheu os cursos são modulares, isto é, para cada módulo (SEMESTRE), é emitido um certificado com uma qualificação. Outro detalhe é que o aluno pode até mesmo escolher em qual semestre iniciar o curso. Existe ainda a possibilidade de o aluno começar o curso e perceber que não é a área que deseja, e desistindo de um curso de tecnologia no 1º ano por exemplo o conjunto de qualificações adquiridos é bem mais interessante do que em curso de bacharelado por exemplo, pois geralmente as disciplinas buscam ser em sua maioria práticas.

Vejam bem, não existe uma avaliação de qual tipo de curso é melhor, o que acontece é que um curso de bacharelado é um possui um prazo de 4 ou 5 anos e possui um conjunto de disciplinas que levam o profissional a ter uma idéia mais genérica na maioria dos casos, porém os cursos de tecnologia possuem um foco no mercado, a demanda por um tipo de curso pode ser diferente em diferentes em regiões diferentes.

A área de TI por exemplo pode ser dividida em diversas áreas como Sistemas, Banco de Dados, Redes, Web, Segurança da Informação, para se ter uma idéia dentro de cada uma destas subdivisões podemos citar diversos tipos de produtos de fabricantes diferentes, assim sendo, o mercado precisa cada vez mais de profissionais especializados, somente desta forma a cadeia produtiva pode crescer e o profissional alavancar melhores condições e salários.

Até a próxima matéria.

Cristiano Pessoa

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar