Inserindo Arquivos de Texto no Flash

Neste artigo falaremos sobre os tipos de texto utilizados pelo flash e daremos um exemplo da sua utilização, uma forma muito interessante para atualização de sites feitos através dessa ferramenta.

Por | @jonathanlamimkt Softwares
Para começarmos o estudo crie um arquivo de texto no bloco de notas com o texto abaixo:

texto= 

A palavra texto escrita acima acompanhda pelo sinalk de igual e um espaço logo após o sinal é a indicação de que este texto será passado para o Flash em forma de variável.
Sempre que for trabalhar com texto, lembre-se que é preciso colocar antes do texto a variável referente a ele, um sinal de igual e um espaço.


Para inserir um arquivo de texto no Flash é preciso que você salve o arquivo no mesmo local onde você salvou o arquivo do flash.
O Flash a partir da versão 6.0 possui um padrão de codificação de arquivos diferente do padrão utilizado pelo Sistema Operacional, esse padrão é o UTF-8. Quando você for salvar o arquivo, mude o tipo de codificação para UTF-8, assim o Flash irá reconhecer os caracteres especiais do seu texto, caso contrário ele não reconhecerá.

Salve-o com o nome texto.txt na mesma pasta onde está o arquivo .fla.

Terminada a edição do arquivo de texto, vamos para o Flash começar a construir a estrutura utilizada para fazer a leitura do texto.

Abra o Flash e crie um arquivo com o tamanho de 550px X 400px e salve-o com o nome de lendo_texto.fla.

Clique na ferramenta Texto na barra de ferramentas e antes de inserir o texto no palco vá em propriedades e altere de acordo com o quadro abaixo:

Tipo: Dinamic Text
Fonte: Trebuchet MS
Tamanho: 12
Cor:
Azul
Tipo de Linha: Multiline


Ative as opções Selectable e Render Text as HTML, essa opções permitirão que o texto possa ser selecionado e que seja possível ler textos em formato HTML, respectivamente. Após alterar essas propriedades crie uma caixa de texto pouco menor que o tamanho do painel.

Agora selecione a caixa de texto e altere a propriedade Var inserindo o valor texto, pois ela vai indicar que dentro da caixa de texto irá aparecer o texto do arquivo externo, que também teve a variável definida como texto.

Bem, concluímos a primeira parte, agora vamos criar mais uma camada para aplicarmos o script que fará a leitura da variável que arquivará o texto.
Crie mais uma camada e clique com o botão direito do mouse sobre a posição 1 na timeline e vá em Actions.

Em Actions, vá em Global Functions > Browser/Network > loadVariables e dê um duplo clique nessa opção. Isso irá adicionar o script de leitura de variáveis.
Para concluir, na propriedade URL, ainda dentro de Actions, digite o nome do arquivo de texto e a extensão (texto.txt).

Pronto, para ver o sistema funcionando, dê um Ctrl+Enter.

Dúvidas? Enviem um e-mail para lamim.informatica@gmail.com. Estou à disposição para ajudá-los no que precisarem.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar