ISO 27001 - ISMS - Information Security Management System

é um padrão para sistema de gerência da segurança da informação...

Por | @qualidadebrasil Negócios
ISO/IEC 27001 é um padrão para sistema de gerência da segurança da informação (ISMS - Information Security Management System) publicado em outubro de 2005 pelo International Organization for Standardization e pelo International Electrotechnical Commision. Seu nome completo é ISO/IEC 27001:2005 - Tecnologia da informação - técnicas de segurança - sistemas de gerência da segurança da informação - requisitos mas conhecido como "ISO 27001".

Seu objetivo é ser usado em conjunto com ISO 17799, o código de práticas para gerência da segurança da informação, o qual lista objetivos do controle de segurança e recomenda um conjunto de especificações de controles de segurança. Organizações que implementam um ISMS de acordo com as melhores práticas da ISO 17799 estão simultaneamente em acordo com os requisitos da ISO 27001, mas uma certificação é totalmente opcional.

Este padrão é o primeiro da família de segurança da informação relacionado aos padrões ISO que espera-se sejam agrupados à série 27000. Outros foram incluídos antecipadamente:

ISO 27000 - Vocabulário de Gestão da Segurança da Informação (sem data de publicação);

ISO 27001 - Esta norma foi publicada em Outubro de 2005 e substituiu a norma BS 7799-2 para certificação de sistema de gestão de segurança da informação;

ISO 27002 - Esta norma irá substituir em 2006/2007 o ISO 17799:2005 (Código de Boas Práticas);

ISO 27003 - Esta norma abordará a gestão de risco, contendo recomendações para a definição e implementação de um sistema de gestão de segurança da informação. Deverá ser publicada em 2006;

ISO 27004 - Esta norma incidirá sobre os mecanismos de mediação e de relatório de um sistema de gestão de segurança da informação. A sua publicação deverá ocorrer em 2007;

ISO 27005 - Esta norma será constituída por indicações para implementação, monitoramento e melhoria contínua do sistema de controles. O seu conteúdo deverá ser idêntico ao da norma BS 7799-3:2005 – “Information Security Management Systems - Guidelines for Information Security Risk Management”, a publicar em finais de 2005. A publicada da norma como ISO está prevista para meados de 2007;

ISO 27006 - Esta norma será referente à recuperação e continuidade de negócio. Este documento tem o título provisório de “Guidelines for information and communications technology disaster recovery services”, não estando calendarizado a sua edição.
ISO 27001 foi baseado e substituindo o BS 7799 parte 2, o qual não é mais válido.

No Brasil, apenas quinze (15) [1] organizações conseguiram obter o certificado BS7799-2 dentre elas: Axur Information Security, Serasa, Banco Matone, Samarco, Módulo Security, Unisys, PRODESP, SERPRO, Telefônica. As outras empresas deverão, em algum momento, se recertificar.

Certificação
A série ISO 27000 estão de acordo com outros padrões de sistemas de gerência ISO, como ISO 9001 (sistemas de gerência da qualidade) e ISO 14001 (sistemas de gerência ambiental), ambos em acordo com suas estruturas gerais e de natureza a combinar as melhores práticas com padrões de certificação.

Certificações de organização com ISMS ISO/IEC 27001 é um meio de garantir que a organização certificada implementou um sistema para gerência da segurança da informação de acordo com os padrões. Credibilidade é a chave de ser certificado por uma terceira parte que é respeitada, independente e competente. Esta garantia dá confiança à gerência, parceiros de negócios, clientes e auditores que uma organização é séria sobre gerência de segurança da informação - não perfeita, necessariamente, mas está rigorosamente no caminho certo de melhora contínua.

Certificação ISO/IEC 27001 geralmente envolve um processo de auditoria em dois estágios:

Estágio um é uma revisão *em cima da mesa* da existência e completude de documentação chave como a política de segurança da organização, declaração de aplicabilidade (SoA) e plano de tratamento de risco (PTR).

Estágio dois é um detalhamento, com auditoria em profundidade envolvendo a existência e efetividade do controle ISMS declarado no SoA e PTR, bem como a documentação de suporte.

Renovação do certificado envolve revisões periódicas e re-declaração confirmando que o ISMS continua operando como desejado.

Obrigado
Até a proxima

ISO 27001 - ISMS - Information Security Management System

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter