Ferramentas para controle da qualidade - II

Diagrama de Ishikawa ou Espinha-de-peixe...

Por | @qualidadebrasil Negócios
O Diagrama de Ishikawa ou Espinha-de-peixe é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o Gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes. Também é conhecido como: diagrama causa-efeito, diagrama 4M, diagrama 5M e diagrama 6M.

Este diagrama é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes:

a) Método
b) Matéria-prima
c) Mão-de-obra
d) Máquinas
e) Medição
f) Meio ambiente

Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.

O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade ou Sete Ferramentas da Qualidade por ele desenvolvidas, que apresenta uma estrutura mais complexa, não hierárquica.

Graficamente, a estrutura de um gráfico espinha-de-peixe é tal como se segue[1]


O Diagrama espinha de peixe pode ser utilizado na verificação e validação de software.


Fatores Críticos de Sucesso

Envolver todos os interessados/atingidos pelo processo.
Não criticar idéias e sugestões.
Agrupar as causas conjuntamente.
Não sobrecarregar o diagrama.
Construir um diagrama para cada problema/defeito.
Listar todas as causas mais prováveis.
Criar ambiente favorável à solução do problema.
Entender claramente cada causa e seus possíveis efeitos.

Breve Histórico

Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 e se formou em Química Aplicada pela Universidade de Tóquio em 1939. Após a guerra, ele se envolveu nos esforços primários da JUSE – União de Cientistas e Engenheiros Japoneses - para promover qualidade. Posteriormente, tornou-se presidente do Instituto de Tecnologia Musashi. Até sua morte, em 1989, o Dr. Ishikawa foi figura mais importante no Japão na defesa do Controle de Qualidade. Foi o primeiro a utilizar o termo Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) e desenvolveu as "Sete Ferramentas", as quais considerou que qualquer trabalhador poderia utilizar no dia-a-dia e não apenas os gerentes. Recebeu muitos prêmios durante sua vida, incluindo o Prêmio Deming e a Segunda Ordem do Tesouro Sagrado, uma altíssima honraria do governo japonês.

Obrigado
Até a proxima

Ferramentas para controle da qualidade - II

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo