As sete ferramentas do controle de qualidade I

PARTE I - Conheça quais são

Por | @qualidadebrasil Negócios
Olá ! Hoje só irei relacionar quais são as 7 ferramentas para o controle da qualidade, nas proximas matérias comentarei sobre cada uma, considerando que as mesmas são de grande utilidade para soluções de problemas e ou planejamento de ações corretivas.

1- Diagrama de Pareto

2- Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)

3- Histogramas

4- Folhas de verificação

5- Gráficos de dispersão

6- Fluxogramas

7- Cartas de controle

Ishikawa observou que embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial na década de 1960.

Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses, e posteriormente muitos dos produtos e serviços de classe mundial, durante as últimas três décadas.

Obrigado
Até a Proxima

As sete ferramentas do controle de qualidade I

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar