Um passo importante que o País está dando para a inclusão digital é o desenvolvimento da TV digital brasileira, para que cada um de nós possa ter uma televisão com tecnologia superior à que existe nos dias de hoje, com uma qualidade melhor de imagens e sons e com outros serviços, inclusive navegação na Internet.

No mundo, existem atualmente três tipos de TV digital, sendo um produzido nos Estados Unidos, outro no Japão e um terceiro na União Européia.

No Brasil, o Governo decidiu realizar uma pesquisa para ter sua própria tecnologia para a TV digital, com o objetivo de escolher o padrão mais adequado à nossa realidade, uma vez que somos um País menos desenvolvido.

Para isso, Governo, universidades e centros de pesquisa estão analisando a melhor forma de desenvolver o Sistema Brasileiro de TV digital em um processo que envolve vários outros setores da sociedade, como indústrias, produtores de televisores e componentes e sociedade civil. Contamos também com a sua análise, envie sua sugestão, crítica ou opinião para [email protected].


- Exposição de Motivos do Decreto que Institui o Sistema Brasileiro de TV Digital (27/11/03).

- Decreto que institui o Sistema Brasileiro de TV Digital (27/11/03)

- Decreto que Institui o Grupo de Trabalho Interministerial - Diário Oficial em 24/09/2003

- Minuta de Exposição de Motivos da TV Digital - Proposta em debate em 25/06/2003

- Minuta de Decreto da TV Digital - Proposta em debate em 25/06/2003

- Minuta de Anexo do Decreto da TV Digital - Proposta em debate em 25/06/2003

- Minuta de Exposição de Motivos- Proposta em debate em 03/04/2003

- Contribuição do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

- Apresentação da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos)

- Apresentação da CPqD (Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - CPqD) e Genius

- Apresentação do Grupo Técnico ABERT(Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV)/SET de Televisão Digital (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão

- Portaria nº 652, de 10/10/2006 - estabelece critérios, procedimentos e prazos para a consiginação de canais de radiofreqüência destinados à transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens e do serviço de retransmissão de televisão, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - SBTVD-T.

Fonte: Ministério da Comunicações