O sistema ISO como tem função a melhoria continua dos processos, tem como necessidade a avaliação periodica por um profissional com conhecimentos e preparação.
AUDITORIA INTERNA
1° Auditoria Interna é formada por um quadro de funcionários ao qual terá como função avaliar se os processos auditados estão seguindo os procedimentos estabelecidos conforme norma ISO.
2° Cada funcionário deve avaliar setor independente do sua atividade, ou seja nunca deverá auditar seu proprio setor, a fim de tornar transparente este processo.
3° Todos os envolvidos deverão ser avisados antecipadamente sobre a data de auditoria e o foco da mesma.
4° Deverá existir um funcionário, denominado auditor líder, sendo o mesmo RD - Representante da Direção da empresa nos assuntos de qualidade o mesmo deverá realizar a reunião inicial e defenir a participação de cada auditor e realizar o acompanhamento e elaborar avaliações sobre os resultados.
5° Ao ser realizada a auditoria deverá ser considerado NÃO CONFORMIDADE critérios que não atendam as especificações do produto e ou serviço, e ou não atendam os procedimentos internos da empresa, baseado na NORMA ISO.
6° Todas as não conformidades devem ser registradas em documento padrão,porém devem ser avaliadas junto ao setor ou responsável, verificando realmente a procedencia.
7° Após concluido esta etapa deve ser dado uma data especifica para AÇÃO CORRETIVAe após esta data, verificar se o que foi definido como ação corretiva foi eficas e se realmente foi implantado, após esta conclussão se fecha a não conformidade, lembrando que não é o fato da não conformidade não ser detectada, não é o fato de sua não existencia.
8° As auditorias Internas devem acontecer em datas especificas, não ultrapassando 6 meses, dependendo o tamanho da empresa e sua real necessidade.
9° Para realmente funcionar as auditorias internas deve-se criar um calendário anual, e o mesmo deve seguir a risca os fundamentos dos procedimentos internos e ter como base o atendimento a NORMA ISO 9001.
10° Auditorias internas são base para o desenvolvimento da melhoria continua da qualidade, porem cada auditor deve ter em descrição de cargo o atendimento a sua capacidade, o mesmo deve ter curso de auditor interno e conhecimentos básicos nos processos em que o mesmo irá atuar.
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