ISO 9000 - Auditoria interna

Planejamento e execução

Por | @qualidadebrasil Negócios
O sistema ISO como tem função a melhoria continua dos processos, tem como necessidade a avaliação periodica por um profissional com conhecimentos e preparação.

AUDITORIA INTERNA

Auditoria Interna é formada por um quadro de funcionários ao qual terá como função avaliar se os processos auditados estão seguindo os procedimentos estabelecidos conforme norma ISO.

Cada funcionário deve avaliar setor independente do sua atividade, ou seja nunca deverá auditar seu proprio setor, a fim de tornar transparente este processo.

Todos os envolvidos deverão ser avisados antecipadamente sobre a data de auditoria e o foco da mesma.

Deverá existir um funcionário, denominado auditor líder, sendo o mesmo RD - Representante da Direção da empresa nos assuntos de qualidade o mesmo deverá realizar a reunião inicial e defenir a participação de cada auditor e realizar o acompanhamento e elaborar avaliações sobre os resultados.

Ao ser realizada a auditoria deverá ser considerado NÃO CONFORMIDADE critérios que não atendam as especificações do produto e ou serviço, e ou não atendam os procedimentos internos da empresa, baseado na NORMA ISO.

Todas as não conformidades devem ser registradas em documento padrão,porém devem ser avaliadas junto ao setor ou responsável, verificando realmente a procedencia.

Após concluido esta etapa deve ser dado uma data especifica para AÇÃO CORRETIVAe após esta data, verificar se o que foi definido como ação corretiva foi eficas e se realmente foi implantado, após esta conclussão se fecha a não conformidade, lembrando que não é o fato da não conformidade não ser detectada, não é o fato de sua não existencia.

As auditorias Internas devem acontecer em datas especificas, não ultrapassando 6 meses, dependendo o tamanho da empresa e sua real necessidade.

Para realmente funcionar as auditorias internas deve-se criar um calendário anual, e o mesmo deve seguir a risca os fundamentos dos procedimentos internos e ter como base o atendimento a NORMA ISO 9001.

10° Auditorias internas são base para o desenvolvimento da melhoria continua da qualidade, porem cada auditor deve ter em descrição de cargo o atendimento a sua capacidade, o mesmo deve ter curso de auditor interno e conhecimentos básicos nos processos em que o mesmo irá atuar.


ISO 9000 - Auditoria interna

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