Uso de caracteres especiais facilita localização de arquivos

Localizar um arquivo ou uma pasta no PC é muito mais fácil pelo Assistente de busca do Windows.

Por | @senhorvillela Softwares
Localizar um arquivo ou uma pasta no PC é muito mais fácil pelo Assistente de busca do Windows. Dependendo do número de arquivos e pastas existentes no seu disco rígido, usar a navegação do Windows Explorer pode equivaler a procurar uma agulha no palheiro. Para acionar a busca, clique em Iniciar/Localizar/Arquivos e Pastas e preencha os campos de acordo com as suas necessidades. Abaixo, dicas que podem tornar a busca mais rápida:

Buscas recorrentes
Se você procura sempre o mesmo tipo de documentos, uma boa dica para ganhar tempo é salvar parâmetros da busca. Quando completar a busca usando o assistente do Windows, clique no painel de resultados da busca, depois no menu Arquivo e em seguida em Salvar Busca. Na janela que aparece, especifique o local onde você deseja salvar a pesquisa. No campo "Nome do arquivo", digite um nome para o arquivo e clique em Salvar. Quando iniciar uma nova busca pelo Assistente, a nova pesquisa começará a ser feita usando os critérios salvos.

Nomes parecidos
Você esqueceu o nome do arquivo ou tem vários arquivos com nomes parecidos? Use caracteres coringas na busca. Um coringa é um caracter do teclado -asterico (*) ou ponto de interrogação (?)- que pode ser usado para representar um ou mais caracteres reais quando se está tentando localizar pastas e arquivos. Os caracteres coringas são freqüentemente usados no lugar de um ou mais caracteres quando se não sabe qual é o caracter real ou não quer digitar o nome inteiro do arquivo.

Asterisco
Você pode usar o asterisco para substituir zero ou mais caracteres. Se você está procurando por um arquivo que sabe começar com cruz mas não consegue lembrar-se do resto do nome, digite o seguinte: cruz*
A caixa de diálogo da Busca vai localizar todos os arquivos de qualquer tipo que comece com cruz (cruzeiro.txt, cruzada.doc, cruza.jpg). Para refinar sua pesquisa para um único tipo de arquivo, digite: cruz*.txt. Neste caso, a caixa de diálogo vai retornar apenas os arquivos no formato .txt que começam com cruz.

Ponto de interrogação
Você pode usar o ponto de interrogação como um substituto de um único caracter em um nome. Por exemplo: se você digitar cruz?.doc, a busca vai localizar o arquivo cruza.doc e cruz1.doc, mas não cruzeiro.doc.


Anderson Villela.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo