Intranet - Delegando responsabilidades

Pode até parecer que não mas, um portal de intranet toma proporções gigantescas em muito casos e, uma pessoa sozinha não pode ser responsável por todo o conteúdo. Delegue as responsabilidades desde o início.

Por | @oficinadanet Negócios
Olá!

Depois de já ter falado um pouco sobre o que é a intranet e como iniciar o projeto, pretendo neste artigo tratar de um assunto importante e as vezes angustiante na vida dos "donos" de intranets.

Quando começamos a desenvolver o projeto, praticamente tudo sai de nossas cabeças, o layout, os botões de navegação, que conteúdo vamos colocar e etc. Só que muitas vezes, caímos na bobeira de puxar toda a responsabilidade para nós a fim de administrar o projeto com rédias curtas. Se o conteúdo é pequeno e o portal não sofre atualizações constantes ou ainda quando somos responsável só e somente pela intranet, isso é fácil; mas a verdade verdadeira é que muitas vezes, o sujeito que desenvolve a intranet cuida também do site da empresa, so suporte, do administrativo do departamento e sabe-se lá mais o que.

Uma coisa eu digo a todos: é quase sempre tudo de uma vez. Tem uma novidade, um lançamento que tem que por no site e consequentemente tem que por na intranet e pra variar, pode apostar, vai ser no final do mês, quando tá todo mundo na maior correria e ai, vão te ligar dizendo que o correio ta travado e que é urgente e que...
bom dá pra imaginar onde eu quero chegar...

No inicio do projeto, durante o desenvolvimento do portal, é importante identificar as pessoas chaves que deverão lhe prover conteúdo atualizado.

Neste momento temos duas situações:
1 - Você tem um prazo razoável para documentar e desenvolver o projeto e deverá montar um painel de controle com usuário e senha para que cada responsável pela área possa inserir as informações.
2 - O prazo é curto e todos querem resultados imediatos.

Se você estiver se encaixando melhor com a primeira situação, perfeito, basta conversar com os responsáveis por cada área e determinar quem será responsável por atualizar o portal.

Agora, se você está se imaginando na segunda situação então prepare-se!
Você terá bastante trabalho e será o responsável por todo o conteúdo, por ortografia e concordância, escolha de fotos e imagens e tudo mais.

Claro que se você não tem um painel de controle onde todos possam atualizar suas áreas, alguém terá que lhe prover esse conteúdo. Por exemplo, será preciso que a Maria do Departamento Pessoal lhe passe as informações sobre o plano de saúde para que você possa publicar na intranet e, mesmo que você tenha o trabalho de mexer no texto, diagrama-lo, redimensionar imagens e etc., a responsabilidade de ter este conteúdo, de certa forma passa a ser da Maria do DP.

Em qualquer uma das situações, o importante é documentar.
Deixe bem claro no projeto quem são os responsáveis e os envolva sempre necessário.
Tratou do assunto por telefone? Formalize por e-mail.

Mais pra frente, quando a poeira começar a baixar, se você não conseguiu montar o painel de controle, com calma, aos poucos (e de preferência sem comentar com ninguém para que não haja maiores cobranças) faça-o.

Fico por aqui hoje!

Obs.: se alguém quiser saber mais sobre alguma coisa que eu comentei, mais detalhes, por favor, me escrevam!

Até mais!

Cibele Renesto

cibele.renesto@soft2web.com.br


Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários