Estou no meio de várias atividades simultâneas, por isso a freqüência de artigos tem diminuído. No entanto, ando, há um par de semanas, "ruminado" sobre este assunto da Web 2.0 e como isto pode ajudar a estratégia dos pequenos empreendedores.

Enquanto a Rede de Negócios não "entra no ar" (ou nos cabos…), o empreendedor tem uma série de ferramentas disponíveis, a custo zero, que pode utilizar para se fazer conhecido e para tomar conhecimento do ambiente virtual globalizado disponível para incrementar sua atividade ou para aprender e desenvolver novas idéias.

Vou comentar só sobre algumas ferramentas básicas e mais sobre algumas que eu já uso, portanto, não é extensa a lista, nem cobre todas as opções. Não vou colocar os links para as ferramentas, porque encheria o artigo de links e todas as ferramentas referidas são "Top of Mind" e aparecem direto no Google.

Considero como básico, participar de alguma rede social com vertente para negócios. Minha primeira opção é o LinkedIn, onde encontrarão milhares de profissionais, muitos pequenos empreendedores e grupos com interesses similares.

Lá, eu participo de uns 30 grupos, ultimamente, não tão assíduo como gostaria, mas o dia só tem 24 horas… Participo de grupos de empreendedorismo, de start-ups, de inovação, de ética (em português e outro em inglês), de venture capital, de CEOs, de desenvolvimento de negócios, de e-learning, etc…

Como vêem, terão uma ampla escolha de assuntos e grupos especializados, nos interesses de cada um.

Outra sugestão é ter um blog, como este aqui. Pode ser WordPress ou pode usar o Blogger, entre outros, depende do gosto de cada um. Não precisa ser especialista para montar um blog, já tem vários formatos (templates) prontos para utilizar.

Pode argumentar, mas não tenho blablablá, para ficar escrevendo "todo dia". Não precisa. Você pode definir uma página estática (isto é, sem posts (artigos)), onde divulga sua atividade ou produto, e em outra página colocar os "artigos" (posts), comunicados, comentários, sobre sua atividade, produtos ou área. Pode inclusive, ter mais que um. Por exemplo, eu tenho três blogs no WordPress, um em português, um em inglês e mais um que usava para testes. Todos sem custo nenhum.

Outra ferramenta que consulto freqüentemente é a Wikipedia, uma enciclopédia aberta, muito interessante e vale a pena ter um link nos favoritos.

Outra, que comecei recentemente a utilizar foi o Tweeter, não como "gerador" de tweets (mensagens de 140 caracteres) mas como leitor. Ainda não "apanhei o jeito" de colocar tweets que realmente agreguem conhecimento.

Já li grandes insights de mensagens que recebi de amigos. Cuidado para não assinar um "monte" e depois não ler nenhum…

Para tal, eu testei dois programas, o TweetDeck e o Seesmic. Eu optei por instalar no meu micro o TweetDeck.

Outra ferramenta que uso é o Skype, VoIP (voice over IP, isto é, voz em cima do protocolo IP (internet)), o que me possibilita fazer chamadas internacionais (para telefone fixo ou celular) a custo baixo e com uma qualidade ótima. Além de permitir "bate-papos" por voz (e imagem, se quiser), a custo zero com qualquer pessoa ao redor do mundo, se ela tiver também o Skype instalado.

Tirando, obviamente, o e-mail básico e fundamental, estes recursos seriam os básicos para começar a interagir na Web 2.0.

Depois temos uma série de outras opções como:

Facebook com mais de 300 milhões de associados, onde, se puder, também é interessante ter uma página. Eu tenho uma lá.

O Naymz, é outro site que iniciou como uma "lista de profissionais" e de referência de reputação pelo tipo de conexões (contatos) que você tem e pelo detalhamento do seu perfil. Hoje o Naymz já tem uma interatividade maior e também é bem dirigido ao perfil profissional. Também tenho uma página lá.

Na minha procura por sites focados na língua portuguesa ou regionais, com perfil profissional, eu me deparei com alguns que talvez possam interessar:

Um é o www.administradores.com.br, Portal da Administração, com vários artigos interessantes e onde pode também escrever e participar.

Outro é o www.via6.com, é uma rede de conteúdo, com várias comunidades (grupos de interesses comuns), também. Ainda não explorei muito esse portal, mas já encontrei grupos interessantes de empreendedorismo e de estratégia. Também, quando posso, participo lá.

Mais um que eu gosto de acessar, e tem alguns artigos meus, é o www.oficinadanet.com.br, este é para um perfil mais técnico e para o pessoal relacionado com tecnologia, programação e web design, mas não só.

Bom, o objetivo era só dar uma visão bem geral, portanto, devem ter "ficado para trás" algumas (várias) que podem ser interessantes para o empreendedorismo.

Todas as sugestões serão bem-vindas, que agreguem novas ferramentas para facilitar e alavancar o sucesso dos empreendedores.