Você se lembra quando e qual foi o primeiro curso que você fez? Se lembra do que estudou, da metodologia utilizada no ensino? Se você se lembra de tudo isso, que bom, fico feliz, pois eu também me lembro.

Comparando com os dias de hoje, você acha que a metodologia utilizada em seu primeiro curso seria eficaz para um bom aprendizado? E se o conteúdo do curso fosse o mesmo que você viu no seu primeiro curso?

Essas e muitas outras perguntas devem estar sempre na cabeça do profissional que busca a excelência. A cada dia novas tecnlogias surgem, tecnologias existentes ganham atualizações que as tornam mais poderosas e competitivas, e o mercado de trabalho exige maior qualificação profissional para lidar com essas mudanças e inovações.

Pare agora e pense, você está preparado para trabalhar com as novas tecnologias e inovações que surgiram nos últimos 5 minutos? E na última semana? Em caso de respostas positivas, PARABÉNS, você está preparado para o mercado de trabalho hoje, mas poderá estar despreparado para o mercado de amanhã. Mas se as respostas foram negativas, não fique triste, sempre é tempo de se reciclar, basta ter força de vontade e sempre acreditar em si mesmo.

Vou deixar aqui algumas dicas para que você possa começar o processo de reciclagem profissional agora mesmo, e estar preparado para novas mudanças em sua carreira.

Fique por dentro do máximo de informações sobre a sua área de atuação
Uma forma de se manter atualizado é assinar canais RSS e todo dia, antes de começar o trabalho tirar algum tempo para fazer a leitura deles.

Faça cursos de atualização
Os aplicativos ou métodos que você aprendeu anos atrás estão bem melhores, e alguns nem existem mais, então procure cursos para aprimorar e eperfeiçoar os conhecimentos.

Mantenha contato com profisisonais da área
O contato com profissionais da área de atuação possibilita novas descobertas a cada dia, e a troca de informações é muito importante na busca por novos conhecimentos.

Nunca pense que já sabe o suficiente
Ninguém sabe nada nessa vida, quando achamos que sabemos alguma coisa é que descobrimos não saber nada. Jamais tenha vergonha de dizer "não sei, pode me ensinar?", essa é uma grande arma no seu crescimento profissional, pois demonstra interesse, deixando a falta do conhecimento em segundo plano.

Não desista no primeiro obstáculo
Existem muitos obstáculos na caminhada rumo ao sucesso, e esses obstáculos jamais podem ser maiores que a vontade de vencer.

Comece agora mesmo o processo de reciclagem profissional e veja o quanto isso será importante na sua carreira.