EMPRESA: Microsiga

NEGÓCIO: Software

FUNDAÇÃO: 1983

SEDE: SP

FUNCIONÁRIOS: 2400

FRANQUEADOS: 37 (31 Brasil e 6 na América Latina)

FATURAMENTO ANUAL: 320 milhões

EMPRESÁRIO: Laércio Cosentino.

QUEM ?

Laércio em 1978 com 18 anos de idade,  fazia curso  em uma escola politécnica da USP,  quando começou a estagiar na Siga uma empresa  de processamento de dados para grandes clientes.

Durante o estágio,  começou o interesse pela programação,  sabia todos os códigos de cor,  no entanto que 'programava' até em papel. Quando  ocorriam problemas com suporte durante a noite  ele era convocada durante  a madrugada . O problema era lhe repassado, ele sentava na cama e escrevia em um papel as linhas de códigos e repassava aos  programadores.

Percebendo suas habilidades,  marcou um encontro com o gerente da empresa  onde estagiava para expor sua idéia que no momento era  investir em uma empresa de programação. Este lhe “encheu” de perguntas  colocando em primeiro lugar o custo e a linguagem que iria utilizar .Mas enfim aceitou impondo-lhe uma condição de que se o negócio  tivesse sucesso,  Laércio teria que assumir  sozinho.

Laércio sabia o que queria e com certeza aceitou o desafio. De um simples estagiário, aos 23 anos já era diretor da da sua própria empresa a Microsiga. Procurava pessoas  qualificadas e com habilidades para formar uma boa equipe de trabalho e atender perfeitamente os seus clientes.

Foi o que aconteceu,  hoje  é uma das maiores empresas de software para sistemas gerenciais com a linguagem de programação DbaseII. Na sua empresa existem salas de simulação para os clientes testar o software,   intervalos em áreas de lazer onde ele mesmo as vezes cozinha fez até uns cursos para isto.  O intervalo ocorre em  duas  seções de 15 minutos para motivar os funcionários ao retorno para o trabalho. Inclusive doa 4% das ações aos funcionários.  E para qualificação sua e de seus funcionários,  sempre busca  atualizações e treinamentos.

PORQUE É EMPREENDEDOR?

Laércio é um grande empreendedor,  pois com base nas suas idéias, luta para por-las em prática,   compartilha-as e aceita novos desafios e luta por seus  objetivos, procura também motivar as  pessoas. Ele foi quem deu a iniciativa,  com coragem, dedicação e busca de atualização para ele e sua empresa.

Quando surge uma oportunidade para ser competitivo  conquistando novos mercados ou para  superar dificuldades,  busca parcerias, criando novas marcas e novos negócios. Inclusive por isso recebeu o premio de melhor empreendedor no ano de 2000. Hoje  com 47 anos está satisfeito com tudo que conseguiu por seu próprio esforço, mas nem por isso deixa de lutar por novos objetivos. E diz:

“A gente não é empreendedor, está empreendedor !”


Laércio também cita que  faz o uso do método clássico da tentativa e erro com visão estratégica é claro,   determinação , capacidade de execução e aconselha as pessoas a jamais deixar de acreditar em seus  sonhos, pois pode ser difícil de alcança-los, mas com vontade própria , nada é impossível.