Oficina da Net Logo

Preloader

Nesta coluna estarei ensinando como criar um carregador, o famoso e adorado preloader. Sei que existem vários tutoriais ensinado a construir preloaders, mas em muitos casos são confusos e deixam muitas duvidas aos flashers iniciantes, por isso vou postar um passo-a-passo de como construir um.

Por | @oficinadanet Softwares Pular para comentários
Atendendo a pedidos hoje vamos construir um preloader simples, mas que funciona.
Então vamos ao trabalho!
Vamos criar um filme com duas cenas e com  o palco no tamanho de 400 x 400 pixels, com a cor de fundo "#333333" (Sem aspas).
Cena 1
Para deixar nosso trabalho mais organizado vamos criar três camadas  para cada ítem que será utilizado. Nomeie a primeira camada como  "Action", a segunda como "Texto" e a terceira como "Barra" (Todas sem aspas).Agora é só começar a trabalhar camada por camada.

Na camada "Actions" no quadro chave insira o seguinte código:
Ainda na camada "Actions", no segundo Keyframe insira o código abaixo :
Fim da primeira camada!!!!!
Na camada "Texto" no primeiro quadro crie um campo de texto dinâmico e estancie como "mostrador" (sem aspas).
Pronto, fim da camada "Texto".
Vamos para nossa última camada, Selecione a camada "Barra" e no primeiro Quadro  desenhe uma barra de 300 x 17 pixels. Selecione a barra que você criou e aperte F8, escolha a opção Movie clip e em registration selecione o canto superior esquerdo para que sua barra cresça somente para um lado. Com seu Movie clip criado e  selecionado estancie como "barra_mc"(sem aspas).
A cena 1 está pronta!!
Cena 2:
para criar a cena dois faça da seguinte maneira, vá em Insert --> Scene. Pronto está criada sua nova cena.
Agora coloque pelo menos duas fotos para testar seu preloader.
Para testar se o seu preloader está funcionando dê  Ctrl + enter duas vezes.

Espero ter sido claro na explicação e no restante de nosso artigo, para qualquer duvida que tiverem, mandem e-mail para geffin_designer@yahoo.com.br que estarei respondendo e enviando o arquivo deste tutorial. Até a próxima coluna e estudem bastante!

Assista ao nosso último vídeo: