Criar uma senha complexa é um passo importante para aumentar a segurança de suas ações na Internet. Mas como fazer isso?

1- Criação


O primeiro passo é classificar a importância das informações a serem protegidas. Se você quer acessar seu e-mail pessoal, não é necessário criar uma senha altamente complexa. Basta que ela tenha, no mínimo, seis caracteres sem qualquer seqüência lógica e repetição, compostos de números e letras. Procure utilizar letras, números e, se possível, símbolos (como # , _ , @, -, / e afins), além de variar entre letras maiúsculas e minúsculas.

Já para acessar internet banking, por exemplo, é preciso aumentar o grau de complexidade. Para esse tipo de informação, é bom usar, no mínimo, oito caracteres para a senha. Como login e senha, evite utilizar seu nome ou sobrenome; prefira palavras que façam sentido só para você.

2- Mantenha seu login/senha a salvo


Não escreva suas senhas em papéis, muito menos salve na máquina documentos digitais, como o Word, sem proteção de senha. O editor de textos da Microsoft permite criar documentos protegidos por senha com muita facilidade, ou seja, você pode guardar todas as suas senhas importantes sem correr o perigo de que alguém não autorizado acesse essas informações.

3- Renove a segurança de suas senhas/logins periodicamente


Não basta simplesmente criar senhas criativas, com informações que só você sabe e guardá-las a sete chaves. Da mesma forma que é importante fazer um back up de seus arquivos pessoais mais importantes, atualizar programas e desinstalar aplicativos antigos ou que você não usa mais, dependendo da importância das informações que você quer proteger, recomenda-se que você troque suas senhas de acesso a cada  três meses. É bom também evitar utilizar a mesma senha em sites diferentes.

4- Só a senha não basta


Lembre-se: uma senha complexa não garante a sua segurança na Internet. Mantenha antivírus e firewall atualizados, e fique atento a golpes virtuais.

Fonte: wnews