Com o lançamento do iPhone 2.0 e da App Store, o iPhone deu um grande passo para se tornar um Mac de bolso. Entretanto, existem alguns pontos contra a levar em consideração, como quando os programas travam. Apesar de estes problemas indesejados ocorrerem aos poucos no iPhone 1.x, a chance de eles ocorrerem é maior por conta dos aplicativos de terceiros.

Com isso em mente, um guia do que fazer no caso de problemas com aplicativos:

1) Quando reiniciar


Um dos problemas mais comuns de aplicativos é quando eles travam ao abri-los, levando o usuário de volta à tela Home do iPhone.

O primeiro passo (muito parecido com um Mac) é reiniciar o iPhone. Pressione o botão Power até a opção slide to power off aparecer. Desligue o aparelho e religue-o novamente. Isso cura mais de 90% dos travamentos de programas.

Se o programa travou o telefone de tal modo que o power off nunca aparece, pressione as teclas Power e Home simultaneamente até que surja na tela o logotipo da Apple, sinalizando uma reinicialização forçada do iPhone.

2) Fique atualizado


A maioria dos travamentos ocorre por bugs no aplicativo. Felizmente, tais problemas devem ser resolvidos nas versões mais atualizadas do software. Por isso vale verificar sempre por atualizações.

Para conferir isso a partir do iPhone, vá à App Store e pressione o botão Updates. Se eles existirem, você terá a opção de instalá-los.

Alternativamente, você pode buscar os updates e fazer a instalação via iTunes, selecionando a pasta Aplicativos na biblioteca do iTunes e clicar em  Buscar Atualizações (fica na parte inferior direita do programa).

Podem surgir algumas inconsistências aqui. Em uma verificação recente, duas atualizações estavam listadas no iTunes, mas apenas uma na App Store do iPhone.

De qualquer modo, recomendamos fazer as atualizações pelo iTunes (e sincronizar os updates para o iPhone) em vez de fazer direto no telefone. Instalar software direto no iPhone leva muito tempo, e você deveria deixá-lo sem fazer outra coisa até completar a atualização o celular fica lento, embora operacional, durante o processo, mas pode dar a impressão de que travou (e aí você reinicia o iPhone!).

O processo de instalação costuma sobreviver a uma reinicialização e continua de onde parou. De qualquer modo, é mais aconselhável fazer isso pelo iTunes.

3) Se livre do programa


Se um aplicativo continuar a dar problemas, você pode escolher por apagá-lo. Para fazer isso, é necessário remover tanto do iPhone como do iTunes antes da sua próxima sincronização. Embora a Apple diga que é preciso apenas remover o programa do iTunes (que deveria apagar do iPhone na sincronização), muitos usuários já descobriram que tais aplicativos apagados são enviados de volta ao telefone após uma nova sincronia (sem o alerta que deveria aparecer).

Para remover um aplicativo do iPhone, pressione e segure qualquer ícone de aplicativo na sua tela Home até os ícones começarem a chacoalhar. Agora pressione o X no lado esquerdo superior que vai aparecer no ícone do aplicativo a ser excluído. Depois, pressione o botão Home.

Para remover do iTunes, vá à janela Aplicativos, pressione CTRL-Clique para acessar o menu contextual do programa e selecione Apagar.

Caso você apague um aplicativo e queira reinstalá-lo posteriormente, não há problema. Vá à iTunes Store e faça o donwload na App Store. Se for um programa pago, não se preocupe a App Store vai lembrar que você já gastou algum dinheiro com ele e vai permitir o download.

Fonte: Yahoo Tecnologia (Tutoriais)