Trabalhando com LoadMovie

Neste artigo vou mostrar de uma maneira genérica como pode ser utilizado esse recurso bastante útil do flash. Uma forma de trabalhar com várias animações que estão fora do filme principal.

Por | @oficinadanet Softwares
Olá pessoal estou aqui postando meu primeiro artigo como colunista da oficina da net, espero que venha a ser útil e ajude a quem estiver precisando.

Mãos à obra!!!

Em primeiro lugar vamos criar um filme com o palco com as seguintes dimensões: 400x200 com a cor de fundo que você preferir,
agora vamos criar três camadas(layers) com os seguintes nomes sem aspas "actions" , "MC", "botões" feito isso vamos ao palco novamente.Na camada "actions" em seu primeiro frame aperte F9 para abrir o painel de ações e insira o seguinte código :

filme1.onRelease = function(){
loadMovie("bola.swf", mc);
}
filme2.onRelease = function(){
loadMovie("quadrado.swf", mc);
}
filme3.onRelease = function(){
loadMovie("triangulo.swf", mc);
}



Pronto terminamos a camada "actions" !!!!

agora vamos para camada MC:

Crie um Movie Clip vazio no primeiro frame com as seguintes dimensões 300x150. Para quem não sabe como criar um movie clip vazio faça da seguinte forma, crie um quadrado sem bordas com as dimensões 300x150 alinhe no topo e no centro do palco e com ele selecionado aperte F8 e marque a opção Movie Clip e em registration marque o canto superior esquerdo. Quase tudo pronto... agora entre dentro do Movie clip, selecione o quadrado e delete-o. Agora está pronto seu Movie Clip vazio! Agora dê o nome de instância para seu movie clip de "mc" (sem aspas).


Partindo para a camada Botões:

Crie três botões da forma que quiser .Agora com eles criados instancie cada um deles da seguinte forma: "filme1" , "filme2" , "filme3"  (sem as aspas!! ). Posicione seus botões na base do palco.

Tudo pronto!!! Salve como palco.fla.

Agora vamos criar mais três filmes.

Aperte Ctrl + N e crie um filme com as seguintes dimensões de palco: 300x150, neste filme coloque uma animação qualquer com uma bolinha. Salve esse filme com o nome de "bola.fla" (sem aspas como sempre) e para gerar o arquivo swf aperte Ctrl+Enter.Feche-o.


Aperte Ctrl + N e crie mais um filme com as mesmas dimensões do anterior 300x150, coloque uma animação com um quadrado e salve este filme como "quadrado.fla" (sem aspas). Aperte Ctrl+Enter e em seguida feche seu filme.

Aperte Ctrl + N para criar nosso último filme com as mesmas dimensões dos anteriores 300x150, agora desenhando uma animação com um triângulo e salve esse filme como "triangulo.fla". Aperte Ctrl+Enter e em seguida feche seu filme.

Ufa... Tudo pronto mesmo....Volte ao filme palco.fla e faça o teste!!


Vamos dar uma explicadinha no que fizemos:

Na camada "MC" criamos um movie clip vazio onde aparecerão as animações que criamos: quadrado.swf, bola.swf e triangulo.swf.Lembra que colocamos um nome de instância neste movie clip? então esse nome é muito importante, pois através dele é que o código da camada "actions" vai saber onde colocar as animações chamadas pelos botões. Na camada "Botões" nós criamos três botões cada um reponsável por chamar uma animação. Como ele sabe qual animação puxar? Bom isso é explicado facilmente, cada um recebeu um nome de instância "filme1","filme2", "filme3", esses nomes são referenciados nos códigos na
camada "actions" atribuindo as respectivas funções a cada botão. Na camada "actions" inserimos os códigos que vão reger todos os acontecimentos do nosso projeto. Vamos analisar esse Código:

filme1.onRelease = function(){ Quando apertar o botão com o nome de instância "filme1" vai realizar a função abaixo
loadMovie("bola.swf", mc);} O loadMovie vai carregar o filme "bola.swf" no Movie Clip vazio que está referenciado pelo nome de instância "mc".
Assim vai sendo realizado as funções para cada grupo de instrução do restante do código.
Bom, por hoje é só e para quem tiver alguma dúvida enviem e-mail para geffin_designer@yahoo.com.br que estarei enviando os arquivos utilizados neste artigo. Até a próxima !

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários