Steve Jobs, o icônico cofundador da Apple, celebraria 69 anos neste sábado (24), se ainda estivesse entre nós. Nascido em São Francisco em 1955 e adotado por Paul e Carla Jobs, desde jovem, Jobs demonstrou um fascínio notável pela tecnologia, influenciado pela habilidade de sua mãe com números e pelas experiências de seu pai desmontando eletrônicos na garagem da família.

A história de Steve Jobs

A década de 1970 marcou um momento crucial quando Jobs, ainda no ensino médio, conheceu Steve Wozniak, um estudante de informática da Universidade da Califórnia. Juntos, experimentaram um protótipo do que se tornaria o Apple I, levando Jobs a abandonar a faculdade e fundar a Apple em 1976.

Jobs e Woz (Imagem: Reprodução)
Jobs e Woz (Imagem: Reprodução)

Seu sucesso inicial foi seguido por contratempos, incluindo a sua saídada própria empresa em 1985 devido a conflitos internos e uma rivalidade intensa com a Microsoft. Durante os anos 1990, Jobs fundou a NeXT e adquiriu a Pixar, investindo em hardware e software inovadores.

O retorno de Jobs à Apple em 1997 marcou uma reviravolta impressionante. Ele lançou o iMac, dando início a uma era de inovação que incluiu o iPod, iPhone e iPad, redefinindo o cenário da tecnologia. A estética elegante, o design minimalista e a busca incessante pela perfeição se tornaram a marca registrada da Apple sob sua liderança.

A despedida

Enfrentando um raro câncer no pâncreas, Jobs dedicou seus últimos anos a projetos como o Apple Watch e à reflexão sobre sua vida. Para aliviar os efeitos do câncer, ele dispensou tratamentos tradicionais da época e passou a buscar resultados na medicina alternativa. Nessa fase delicada de sua vida, Jobs voltou a olhar para suas raízes espirituais do colegial e passou a participar mais de eventos com estudantes. Como resultado, as críticas sobre seu temperamento no ambiente de trabalho diminuíram bastante.

Steve Jobs em conferência da Apple (Imagem: Reprodução)
Steve Jobs em conferência da Apple (Imagem: Reprodução)

Entretanto, a continuação de sua história foi interrompida em 2011, deixando um legado duradouro que transcendeu o mundo da tecnologia. Hoje, 13 anos após a sua despedida, relembramos o visionário que moldou a maneira como interagimos com a tecnologia e inspirou inovações não só da Apple, mas em todo o mundo.

Perguntas frequentes sobre Steve Jobs

Muita gente ainda tem dúvidas ou tem conhecimento de apenas partes da história de Jobs. Pensando em responder as principais dúvidas da galera, separamos algumas perguntas frequentes que as pessoas se fazem até hoje sobre o ex-CEO da Apple.

1. Steve Jobs era vegano?

Steve Jobs não era vegano, ele era pescetariano
Steve Jobs não era vegano, ele era pescetariano

Diferentemente do que muitos pensam, Steve Jobs não era vegano, ele era pescetariano. As pessoas que adotam este regime alimentar comem peixes e frutos do mar, mas excluem a carne de outros animais. A dieta inclui também hortaliças, frutos, nozes, cereais e leguminosas, ovos e laticínios.

2. Jobs comprou a Pixar?

Ainda nos anos 80, Steve Jobs comprou a Pixar de George Lucas por 5 milhões de dólares e manteve a empresa mesmo após anos fechando constantemente no vermelho. A decisão de manter uma empresa que dava prejuízos milionários era que ele acreditava que a computação digital seria o futuro dos filmes de animação. O primeiro sucesso do estúdio veio em 1995 com Toy Story, que arrecadou mais de 360 milhões de dólares e calou a boca de todos que diziam que Steve Jobs estava louco. Em 2006 a Pixar foi comprada pela Disney por 7,4 bilhões de dólares e Steve Jobs se tornou o maior acionista individual da Walt Disney.

3. Quantos filhos Steve Jobs teve?

Steve teve 4 filhos, sendo uma delas fora do casamento. Jobs negou a paternidade de sua primeira filha, alegando ser estéril. Com a recusa da ajuda de Steve Jobs, a mãe teve que recorrer à ajuda do governo americano para sustentá-la. No entanto, após um primeiro contato conturbado, Steve Jobs assumiu a filha e deu o nome de um computador em sua homenagem. O famoso Apple Lisa.

Esse é o Apple Lisa
Esse é o Apple Lisa

4. Steve Jobs foi adotado?

Sim, Steve Jobs foi abandonado por seus pais biológicos. Seu pai, Abdulfattah "John" Jandali, um sírio muçulmano que migrou para os EUA nos anos 50 para estudar e acabou engravidando Joanne Carole Sciebele, a mãe de Steve. No entanto, por causa da desaprovação do pai de John, um muçulmano radical que não aceitaria um bebê sem que os pais estivessem plenamente casados, eles deram o recém-nascido para a adoção. A única condição feita pelos pais biológicos era que os novos pais deveria dar educação universitária a ele

5. O Apple 1 foi mesmo o primeiro produto de Jobs e Wozniak?

Embora as informações confirmam que o Apple 1 foi o primeiro produto lançado por Jobs e Wozniak, uma lenda circula na internet dizendo que o primeiro produto foi o Blue Box, um aparelho que podia "enganar" os telefones e ligar de graça para qualquer lugar do mundo de graça. Eles teriam arrecadado um total de U$$6.000 com a invenção. A primeira ligação foi de Wozniak, que ligou para o Vaticano dizendo ser Henry Kissinger (diplomata judeu americano) e tentou falar com o papa. No entanto, não houve sucesso.

Exemplo de Blue Box, equipamento que podia controlar os telefones sem colocar moedas
Exemplo de Blue Box, equipamento que podia controlar os telefones sem colocar moedas