Atenção! Os donos de iPhone que costumam pedir o carregador emprestado devem tomar muito cuidado. Independente do modelo, seja com a nova entrada USB-c, seja com a Lightning. Mas você deve estar se perguntando por que? É algo tão inofensivo usar o carregador emprestado. Bem, não é tão inofensivo assim e pode trazer sérios problemas aos usuários.

Iphone
Iphone

Por que é perigoso usar carregador de iPhone emprestado?

Por dentro do cabo do carregador, pode estar o cabo USB mais perigoso do planeta. Conhecido como OMG Cable, que foi recentemente atualizado e pode ser adquirido na internet por US$ 200. Esse cabo tem a capacidade de capturar teclas pressionadas e roubar não apenas dados, mas também as credenciais, além de instalar um malware no dispositivo.

Por ser muito parecido com o cabo original do iPhone, é de extrema importância que o usuário evite pegar o carregador de desconhecidos emprestado.

Veja oque disse Jake Moore, da ESET em entrevista à Forbes:

"Os invasores usam uma variedade de técnicas em ataques altamente direcionados para espionar suas vítimas, e esses cabos são mais uma ferramenta em seu arsenal’’.

OMG Cable, o cabo mais perigoso do planta

O OMG Cable funciona de uma forma assustadoramente incrível. Ele conta com processamento, carga útil e até mesmo ponto de acesso Wi-Fi. O que mais impressiona é que são do mesmo tamanho e muito parecidos com o cabo original da Apple. É considerado praticamente um minicomputador na ponta de um cabo.

Contudo, apesar de poder ser usado para malefícios, os cabos OMG foram desenvolvidos para ajudar os pesquisadores a testar as defesas das empresas.

No entanto, mesmo com uma ficha técnica de dar medo, os cabos são desenvolvidos para o bom uso. Com ele, pesquisadores e equipes que testam defesas de empresas, seja por meio de dispositivos implantados pelos próprios funcionários ou através de cabos aleatórios deixados nas proximidades da empresa, o objetivo é testar se os colaboradores são pegos na armadilha.

No começo, os cabos foram desenvolvidos para atacar Macs e PCs quando conectados a um cabo de carregamento de smartphone.

"Nossos cabos iniciais não possuíam essa capacidade, mas nossos cabos Tipo C incorporaram isso como um recurso secundário, destinado a permitir que pesquisadores e educadores conduzam testes, ao mesmo tempo em que limitam a eficácia para aqueles que tentam usar aplicativos de monitoramento conjugal", disse Grover em uma entrevista à Forbes.