No evento "Scary Fast" Mac realizado em 30 de outubro de 2023, a Apple surpreendeu o mundo ao anunciar sua aguardada família de chips M3. Seguindo a tradição das gerações anteriores, a empresa apresenta três variantes: o M3, o M3 Pro e o M3 Max. Esses poderosos processadores prometem elevar ainda mais o desempenho e a eficiência dos dispositivos Mac.

Comparação de especificações do M3, M3 Pro e M3 Max

Imagem: Apple
Imagem: Apple

O chip M3 básico tem uma CPU de 8 núcleos e uma GPU de 10 núcleos com suporte para até 24 GB de memória unificada. Já o M3 Pro é uma atualização do chip M3, com até uma CPU de 12 núcleos e uma GPU de 18 núcleos, e suporte para até 36 GB de memória unificada.

Enquanto isso, o M3 Max é a atualização mais significativa de todas. O M3 Max pode embalar até 16 núcleos de CPU e 40 GPU com suporte para até 128 GB de memória unificada.

A família de chips M3 é construída em um processo de 3nm e suporta recursos como Cache Dinâmico e ray tracing acelerado por hardware. O Cache Dinâmico não usa alocação de memória padrão. Em vez disso, ele utiliza exatamente quanta memória cada tarefa requer, melhorando o desempenho.

Diferença de desempenho entre o M3, M3 Pro e M3 Max

Imagem: Apple
Imagem: Apple

O M3 básico é o menor chip da linha, enquanto o M3 Max é o maior entre os três. Quanto maior o chip, mais capacidade de processamento de memória. Isso porque os chips maiores têm mais transistores e podem lidar com uma carga de trabalho maior.

Sendo assim, o chip M3 básico é o chip menos poderoso, embora ainda tenha uma melhoria considerável em relação ao chip M2. Aqueles que desejam comprar um Mac para escola, trabalho e até mesmo jogos leves e projetos criativos, ficariam felizes com o desempenho do chip M3 básico.

Com mais núcleos de CPU e GPU, o M3 Pro é uma atualização do M3. Embora a maioria dos usuários casuais possa não notar muita diferença aqui, jogadores, músicos e profissionais criativos podem executar aplicativos mais exigentes em seus Macs sem problema nenhum.

Por fim, o chip M3 Max é a sua melhor aposta — até que o M3 Ultra saia — se o desempenho for a sua principal prioridade. Com mais do que o dobro dos núcleos da GPU, o M3 Max pode lidar com fluxos de trabalho graficamente exigentes sem suar.

Como a família de chips M3 se compara às gerações anteriores?

Imagem: Apple
Imagem: Apple

Os chips M3 são uma melhoria em relação à geração anterior. Porém, a diferença de desempenho é ainda maior quando você os compara com a família de chips M1. Os núcleos de desempenho do chip M3 são cerca de 15% mais rápidos do que os do M2 e 30% mais rápidos do que os do M1.

Quando se trata de núcleos de eficiência, o chip M3 é 30% mais rápido que o M2 e 50% mais rápido que o M1. A família de chips M3 também tem mais poder de renderização, sendo 1,8x mais rápida que a M2 e 2,5x mais rápida que a M1.

Por fim, a Apple afirma que os chips M3 baseados em 3nm podem oferecer o mesmo desempenho de CPU e GPU multi-thread que o M1, consumindo apenas metade da energia.

Você deve comprar um Mac com um chip M3?

Em suma, essa resposta vai depender muito de cada usuário e do jeito que ele usa o MacBook. De acordo com a Apple, o chip M3 é o chip mais avançado para um computador pessoal no mercado atualmente. Isso pode ser verdade em alguns aspectos.

Porém, se você já possui um Mac com um chip M2, não notará muita diferença. A menos, é claro, que seja um usuário exigente, que precisa que o Mac tenha um super desempenho. Como, por exemplo, pessoas que rodam jogos pesados no computador, ou que trabalham com design gráfico.

Enquanto isso, se você possui um Mac M1 ou Intel mais antigo, um Mac com M3 seria uma atualização significativa. Afinal, a família de chips M3 são muito mais eficientes do que do Chip M1. E de uma coisa você pode ter certeza: até mesmo usuários casuais podem notar.