A loja de aplicativos do Apple Watch, a watchOS App Store, teve diversos aplicativos, desenvolvidos por terceiros, que acabaram tendo o seu desenvolvimento (atualizações) encerrado. Estes apps eram populares entre os usuários, mas por algum motivo acabaram sendo descontinuados. Agora tivemos a triste notícia de que a Microsoft irá descontinuar seu aplicativo de verificação em duas etapas chamado "Microsoft Authenticator".

O aplicativo Microsoft Authenticator será descontinuado nas plataformas watchOS no início do ano que vem. A informação foi publicada em uma página de suporte da desenvolvedora do Windows, onde é dito que em janeiro de 2023 o app será encerrado e consequentemente não será mais possível utilizar o serviço de autenticação em duas etapas da Microsoft através do Apple Watch.

Motivo da descontinuação do app Microsoft Authenticator no watchOS

Microsoft Authenticator será descontinuado no watchOS, sistema operacional do Apple Watch. Fonte: macobserver
Microsoft Authenticator será descontinuado no watchOS, sistema operacional do Apple Watch. Fonte: macobserver

De acordo com a Microsoft, a decisão de descontinuar o aplicativo de verificação em duas etapas Microsoft Authenticator se deve ao fato do sistema operacional do Apple Watch ser "incompatível com os recursos de segurança do Authenticator". A empresa ainda chega a recomendar aos usuários do smartwatch da Apple que excluam o aplicativo, pois ele irá parar de funcionar em janeiro do ano que vem.

É importante mencionar que o Microsoft Authenticator ainda poderá ser utilizado no iPhone (iOS) e no iPad (iPadOS). Somente no Apple Watch que o aplicativo de segurança será descontinuado. A desenvolvedora do Windows diz:

No próximo lançamento do Authenticator em janeiro de 2023 para iOS, não haverá aplicativo complementar para watchOS por ser incompatível com os recursos de segurança do Authenticator. Isso significa que você não poderá instalar ou usar o Authenticator no Apple Watch. Portanto, recomendamos que você exclua o Autenticador do seu Apple Watch. Essa alteração afeta apenas o Apple Watch, portanto, você ainda poderá usar o Autenticador em seus outros dispositivos.

Sobre o Microsoft Authenticator

Através do aplicativo Microsoft Authenticator, o usuário pode acessar contas da Microsoft e de aplicativos compatíveis quando a verificação em duas etapas da conta está habilitada. Além disso, o app gera códigos de uso único para que a pessoa não precise esperar por mensagens SMS ou ligações para receber o código necessário para acessar uma conta.