Você já se deparou com um iPhone falso quando está ansioso para comprar um iPhone usado? Se não, então você teve muita sorte, pois há uma boa parte do mercado que lida com uma imitação barata do iPhone. Antigamente, era muito fácil diferenciar entre o real ou falso.

Entretanto, com o avanço tecnológico, os fabricantes desses iPhones dominaram a clonagem do iPhone. Seja o visual, o tamanho, a colocação do botão ou o logotipo da Apple, cada detalhe foi copiado tão meticulosamente, que é muito difícil de diferenciar.

Apesar disso, você não precisa se preocupar. É dito isso, pois existem muitos indicadores que permitem verificar se o iPhone que você quer comprar é real ou falso. Neste artigo, vamos te apresentar alguns dos indicadores e maneiras de descobrir se o iPhone que você está comprando é real ou falso.

Como saber se meu iPhone é original?

Você pode verificar se seu iPhone é real ou falso, a partir de 3 parâmetros: desempenho, indicadores físicos e do sistema. Siga a leitura a seguir, e compreenda como fazer a identificação:

1. Indicadores de Desempenho

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

A intenção de comprar um iPhone a um preço mais barato, pode te levar a um iPhone falsificado. E provavelmente ele vai apresentar problemas de desempenho. Vejamos os sinais a seguir:

A. Multitarefas

O iPhone falso teria problemas em lidar com multitarefas. Para testar o aparelho, experimente abrir o aplicativo Música, e reproduzir sua música favorita em segundo plano.

Em seguida, acesse qualquer outro aplicativo, como abrir o navegador de internet, e observe o desempenho do smartphone. Se o seu iPhone é falso, ele não será capaz de lidar com dois ou mais de dois aplicativos ao mesmo tempo. Inclusive, ele pode travar e parar de funcionar.

B. Qualidade da câmera

Outro indicador que você verificar é a câmera do iPhone. Em suma, a Apple é conhecida por sua qualidade e iluminação perfeita presente nas fotos que ele tira. No entanto, os iPhones falsos possuem uma iluminação ruim e fotos desfocadas. Apesar da luz e ambiente, as fotos tiradas dos iPhones falsos podem ser ruins.

C. Alterne entre as telas de aplicativos

Role para a direita e para a esquerda da tela inicial. Com o iPhone falso, você não conseguirá alternar entre telas facilmente. Por outro lado, quando o iPhone é verdadeiro, ele realiza a tarefa sem grandes problemas.

2. Indicadores Físicos

Fotos: Oficina da Net.
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Após verificar o desempenho, é dada a hora de analisar os indicadores físicos para ver se o iPhone é real:

A. Cuidado com os parafusos

O iPhone vem com parafusos de segurança pentalobe. No entanto, iPhones falsos têm parafusos cruzados. Parafusos de segurança pentalobe têm 5 lóbulos para um sistema infalível. Esta é uma das melhores maneiras de detectar se o seu iPhone é real.

B. Verifique a tela do iPhone

A tela do iPhone é cristalina e não fica pixelada. A tela do iPhone também tem uma tela de retina com alta densidade de pixels, o que faz com que a tela pareça viva. Por outro lado, o iPhone falso tem uma tela opaca, com baixa densidade e uma qualidade muito inferior em relação a um original.

C. Logotipo da Apple

O logotipo do iPhone é um dos recursos que o torna diferente de outras empresas de smartphones. Procure o logotipo, se não está no seu iPhone, então é falso. No entanto, alguns iPhones falsos podem ter um logotipo também, mas você pode identificar se é falso ou não. Esfregue o dedo sobre o logotipo da Apple, se você puder detectar uma transição da tampa do telefone para o logotipo da Apple, então é uma farsa.

D. Verifique botões físicos

Outra coisa significativa é verificar os botões no iPhone. Os botões de volume no lado esquerdo do iPhone com o botão +/- logo acima dele, o botão Power do outro lado são os presentes. Se você encontrar alguma alteração na posição dos botões ou se um deles está faltando, então você está lidando com iPhone falso.

Ademais, vale ressaltar que alguns iPhones falsos contam com todos os botões no lugar. Entretanto, se você já conhece a linha de iPhones originais irá notar a diferença ao tocar nos botões do iPhone falso. É dito isso, pois eles perdem o ajuste suave, ou até mesmo podem estar soltos.

E. Tela Inicial

Se a aparência não pode determinar se o iPhone é original ou falso, então desligue o iPhone e reinicie-o. Em suma, o iPhone falso vai iniciar com a palavra "Bem-vindo" na tela, enquanto como você sabe, o iPhone começa com o logotipo da Apple. Você também pode verificar o ícone da App Store para ter certeza de que ele o leva à loja do iOS.

F. Cartões SIM usados

Como você sabe, o iPhone só pode funcionar com um único SIM até a versão do iPhone 12. Sendo assim, o revendedor de telefone se vangloriar de que você pode usar dois SIMs no seu iPhone, então isso é um sinal de que é falso. Além disso, o iPhone real vem com uma etiqueta que diz projetado pela Apple California e montado na China.

É apenas a partir do iPhone 13, que houve a inclusão da opção de Dual SIM. Ou seja, você pode usar dois chips de operadora: um físico (nano-SIM), e outro incorporado no aparelho (eSIM). Ademais, a partir do 13, também é possível ativar dois eSIM ao mesmo tempo, sem precisar do SIM físico.

3. Indicadores do Sistema

Foto: Oficina da Net.
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Há alguns indicadores do sistema também para verificar se o iPhone que você está usando é real ou falso. Vamos verificá-los a seguir:

A. Como verificar se o iPhone foi roubado com o número de série

Abra o discador e disque o código *#06# para conseguir o número de série do seu iPhone. Você também pode verificar o número de série em Ajustes. Para isso, siga estes passos:

  1. Acesse os Ajustes da tela inicial do seu iPhone;
  2. Em seguida, toque em Geral;
  3. Depois disso, toque em Sobre;
  4. Role para baixo para conseguir o número de série;
  5. Feito isso, acesse o site da Apple para verificar se o seu iPhone é real;
  6. Digite o número de série e se ele apontar que o código é inválido, então seu iPhone é falso.

B. Siri

Siri é a assistente digital do iPhone. Ele não vai funcionar no iPhone falso. Sendo assim, se você tentar pressionar o botão Home, ou simplesmente chamar a assistente e ela não responder, significa que o iPhone não é verdadeiro.

C. Capacidade de memória

Em suma, os novos iPhone vem geralmente com opções de 64 GB, 128 GB, 256 GB e 512 GB. Enquanto isso, os antigos vem nas variantes 8GB (somente iPhone 5C), 16GB, 32GB e 64GB.

Caso esse iPhone tenha um slot para um cartão de memória para expandir a capacidade, o celular é falso. É dito isso, pois os reais não podem ser expandidos. Sendo assim, se o iPhone que você está olhando vem com slot de cartão de memória, então você está lidando com uma falsificação.

D. Conecte-se ao iTunes

Conecte seu iPhone ao seu computador e sincronize-o no iTunes. Se você não for capaz de conectá-lo, e o iTunes não reconhecer seu telefone; então você está com um iPhone falso em mãos.

E. Sistema Operacional

Se o aparelho tiver qualquer aplicativo que não seja o iOS, então é sem dúvida falso. Além disso, verifique aplicativos embutidos. O iPhone original vem com aplicativos iOS embutidos, como a Calculadora, Fotos, Ajustes e Música. Se algum dos aplicativos não estiver lá, então o telefone pode ter sido alterado. Nesse caso, você pode restaurar o iPhone, e verificar se ele é falso ou não.

O preço é baixo

Por fim, se você está de olho em um iPhone que está com um preço muito abaixo do praticado no mercado, é bom ficar de olho: ele pode ser falsificado. Nesse caso, realize todos os procedimentos informados acima, para descobrir se o aparelho é de fato original ou não.

Ademais, se você ainda assim estiver confuso sobre a originalidade do aparelho, a dica é levar o mesmo até a loja da Apple. Lá, eles vão saber verificar se o aparelho é verdadeiro ou modificado.