Em 2019 e 2020, a Samsung apresentou os seus primeiros smartphones dobráveis, o Galaxy Fold e o Galaxy Flip Z. Em suma, ambos contam com um design dobrável que dobra de uma forma para outra. E assim, a marca deu início a uma onda de lançamentos de smartphones dobráveis.

A partir disso, a Samsung seguiu lançando smartphones dobráveis, e outras empresas como LG, Motorola e Huawei também seguiram os seus passos. Ou seja, existem vários smartphones dobráveis com sistema operacional Android no mercado, e com isso, muito se questiona se a Apple ainda não criou um dispositivo dobrável.

Em geral, a tecnologia é nova e ainda tem alguns problemas. Entretanto, os smartphones dobráveis são uma tendência no mercado. E diante disso, há muitos rumores que sugerem que a Apple está desenvolvendo iPhones dobráveis e outros dispositivos.

Rumores do iPhone Fold

Em suma, há indícios de um iPhone dobrável desde 2016, quando diversos rumores sugeriram que a tela da LG estaria produzindo em massa displays dobráveis para smartphones em 2018, e fornecendo-os para empresas como Apple e Google.

Um rumor de 2017 manteve vivo o conceito do iPhone Fold, indicando que a Apple estava fazendo parceria com a LG para desenvolver um iPhone com uma tela dobrável. A LG tem uma série de protótipos de tela dobráveis que usam painéis OLED flexíveis, incluindo um que se dobra como um livro e um segundo que rola como um jornal.

Conceito de display dobrável da LG
Conceito de display dobrável da LG. Crédito: Divulgação/MacRumors

Rumores em 2019 sugeriram que a Samsung se ofereceu para fornecer displays dobráveis para a Apple. Além disso, o fornecedor da Apple, Corning, estaria trabalhando em uma solução de vidro dobrável. Corning é um fornecedor atual da Apple, e o vidro dobrável da Corning soa promissor para um futuro iPhone.

A Samsung supostamente estaria fornecendo à Apple amostras por um ano, o que sugeriria que a Apple está aumentando o trabalho e estudo em um iPhone dobrável. Além disso, os recentes rumores dão nota de que o LG Display também pode estar envolvido no desenvolvimento de um painel de exibição para um iPhone dobrável.

O analista da Apple Ming-Chi Kuo, que muitas vezes tem uma visão confiável dos planos da Apple, disse em 2021 que o desenvolvimento em um iPhone dobrável ainda não começou. Entretanto, ele já disse em outras ocasiões, que a Apple está testando um iPhone dobrável de 8 polegadas com uma tela OLED flexível e um dispositivo dobrável de 9 polegadas, porém, a Apple ainda tem problemas para resolver.

Ele inicialmente disse que a Apple introduziria um iPhone dobrável em 2024, mas em 2022, ele revisou sua previsão e disse que é improvável que a Apple lance um iPhone dobrável até 2025 ou mais tarde. O analista de exibição Ross Young também sugeriu que apenas em 2025 poderemos ver um iPhone dobrável.

Kuo acredita que o próximo iPhone dobrável adotará uma solução de toque nanofio prateado para o display do dispositivo, o que criará uma "vantagem competitiva de longo prazo" para a Apple no mercado de dispositivos dobráveis. Esta tecnologia de exibição será necessária para futuros dispositivos dobráveis que suportam mais de uma única dobra.

De acordo com a Bloomberg, a Apple começou "o trabalho inicial" em um iPhone com uma tela dobrável, mas a empresa ainda não se comprometeu a lançar um dispositivo dobrável. O desenvolvimento ainda não se expandiu além de uma tela e a Apple não tem protótipos de iPhone dobráveis completos em seus laboratórios.

Como smartphones dobráveis de outras empresas, um iPhone dobrável permitiria que a Apple criasse uma tela maior em um pacote que ainda é embolsável. A Apple discutiu vários tamanhos de tela dobráveis, incluindo um que se desdobra para um tamanho semelhante ao display de 6,7 polegadas no iPhone 12 Pro Max, e outros na faixa de 8 a 9 polegadas.

Dizem que os designs da Apple têm uma "dobradiça praticamente invisível" com eletrônicos localizados atrás do display, ao invés de dois painéis separados por uma dobradiça visível.

O leaker Jon Prosser afirmou que a Apple está trabalhando em um protótipo dobrável do iPhone que possui dois painéis de tela separados. Os mesmos são conectados por uma dobradiça ao invés de um único design de tela como o Samsung Galaxy Fold. Entretanto, isso não está em linha com a descrição da Bloomberg do trabalho de tela da Apple.

Maquete de um iPhone dobrável com um design de tela dupla
Maquete de um iPhone dobrável com um design de tela dupla. Crédito: Divulgação/MacRumors

Prosser diz que o iPhone dobrável contará com bordas redondas e de aço inoxidável como o iPhone 11, e enquanto não há entalhe, a Apple adicionou uma "testa minúscula" que abriga o Face ID. Embora o protótipo seja dois painéis separados, os displays juntos parecem "bastante contínuos e perfeitos".

A Apple provavelmente está testando vários projetos de protótipos e não está claro se este protótipo (ou qualquer protótipo) chegará a um eventual lançamento. A empresa de pesquisa Omdia acredita que a Apple lançará um iPhone dobrável com uma tela OLED na faixa de 7,3 a 7,6 polegadas e suporte ao Apple Pencil logo em 2023, mas isso pode ser cedo em comparação com outras previsões.

Protótipos dobráveis do iPhone

ADR Studio Design/reprodução
Créditos: Reprodução/ADR Studio Design

Em dezembro de 2020, um rumor da cadeia de suprimentos asiática sugeriu que dois dos protótipos dobráveis do iPhone da Apple passaram por testes internos para durabilidade, mas isso não está em linha com rumores de que o trabalho é cedo e não progrediu para um dispositivo completo.

A Apple supostamente estava testando dois designs diferentes de iPhone dobráveis na fábrica da Foxconn em Shenzhen, China. Um deles seria um modelo de tela dupla com dois displays separados conectados por uma dobradiça, enquanto o outro é um iPhone dobrável com um design de concha semelhante ao Galaxy Z Flip.

A Apple também está testando a tecnologia de exibição de papel eletrônico (EPD) que poderia ser usada em futuros dispositivos dobráveis, de acordo com o analista da Apple Ming-Chi Kuo. A Apple poderia usar displays EPD coloridos da empresa chinesa E Ink, já que essa tecnologia seria muito mais eficiente em termos de energia do que outras formas de tecnologia de exibição.

Preocupações com tecnologia e mercado

De acordo com o leaker Dylandkt, a Apple está experimentando vários protótipos dobráveis do iPhone, mas isso não significa necessariamente que um iPhone dobrável está chegando em um futuro próximo.

Pode haver muitos "problemas" com a tecnologia dobrável, já que as telas dobráveis continuam sendo caras e muitas vezes não são confiáveis por causa do vinco. A Apple também está preocupada se os smartphones dobráveis continuarão a ser populares entre os consumidores ou se tornarão obsoletos nos próximos anos.

Em última análise, a Apple quer ter certeza de que um design dobrável não é uma "regressão do fator de forma atual do iPhone". Por isso, a empresa parece estar esperando e vendo uma abordagem para a tecnologia dobrável do iPhone.

Patentes de iPhone dobráveis

A Apple patenteia todos os tipos de coisas que nunca se tornam produtos acabados, então patentes não são necessariamente uma maneira confiável de prever o que está em desenvolvimento, mas a Apple tem algumas patentes dobráveis do iPhone.

Créditos: Divulgação/AppleInsider
Créditos: Divulgação/AppleInsider

A primeira patente dobrável do iPhone da Apple veio à tona em 2016, descrevendo um smartphone que dobra ao meio horizontalmente usando uma exibição OLED flexível e uma estrutura de suporte metálico articulado. Ambas as metades do display permanecem acessíveis quando o telefone está fechado, e também há desenhos representando dispositivos com várias dobras.

Créditos: Divulgação/AppleInsider
Créditos: Divulgação/AppleInsider
Um pedido de patente de 2019 descreve smartphone dobrável com um elemento de aquecimento embutido ou recurso de aquecimento de exibição para reduzir falhas na dobra em temperaturas frias, um problema que tem o potencial de impactar smartphones dobráveis.

Créditos: Divulgação/AppleInsider
Patente de aquecimento do smartphone dobrável da Apple. Créditos: Divulgação/AppleInsider

A Apple recebeu em fevereiro de 2020 uma patente para um dispositivo dobrável com um mecanismo de dobradiça que utiliza retalhos móveis para ajudar a evitar que o display seja danificado quando dobrado.

O mecanismo da dobradiça foi projetado para garantir a separação adequada entre a primeira e a segunda parte do display. Quando o dispositivo é desdobrado, os retalhos móveis estendem-se para cobrir a lacuna e, em seguida, retraem quando o dispositivo é dobrado.

Uma patente da Apple concedida em março descreve uma alternativa única a um iPhone dobrável, explicando um sistema que permitiria que dois ou mais dispositivos agissem como um quando aproximadas um do outro através do uso de sensores de proximidade.

Patente da Apple para o dispositivo dobrável com displays separados
Patente da Apple para o dispositivo dobrável com displays separados

A patente prevê dois dispositivos separados que detectam automaticamente um ao outro quando colocados juntos com um display compartilhado. A redação da patente parece sugerir que a Apple poderia criar um único dispositivo dobrável composto por dois monitores em comunicação perfeita entre si.

Um arquivo de patentes de 2020 sugere que a Apple está explorando uma camada protetora para um iPhone dobrável que resistiria a rachaduras. O iPhone contaria com uma camada de capa dura que preencheria micro-rachaduras pré-existentes para tornar mais difícil para uma rachadura maior aparecer.

Camada de exibição dobrável da Apple
Camada de exibição dobrável da Apple

A camada extra seria colocada diretamente em cima do display e resistiria a perfurações e arranhões.

Camada de exibição dobrável da Apple
Camada de exibição dobrável da Apple

Quando a Apple lançará um iPhone Fold?

O analista da Apple Ming-Chi Kuo acredita que a Apple apresentará o primeiro iPhone dobrável em 2025 ou mais tarde. O analista de exibição Ross Young acredita que a Apple adiou seu iPhone dobrável até 2025, o que demonstraria uma falta de interesse em ingressar nesse mercado logo.

Como será o iPhone Fold da Apple?

Crédito: Divulgação/MacRumors
Crédito: Divulgação/MacRumors

Tendo em vista que até o momento não há a confirmação de um iPhone Foldem andamento, não existe uma resposta concreta para essa pergunta. Como vimos acima, muitas são as ideias, possibilidades e rumores sobre como deve ser o novo smartphone dobrável da Apple.

Entretanto, por conta dos problemas que os smartphones dobráveis já disponíveis no mercado apresentam, é difícil prever quando a Apple deve lançar o seu. Até porque, a gigante não deve lançar um produto de baixa qualidade, ou que logo apresente defeitos. Isso seria uma regressão e colocaria em risco a sua postura de ser uma marca conhecida por sua qualidade e durabilidade no mercado.