Desde o iOS 15 e macOS Monterey, há uma funcionalidade que melhora instantaneamente as chamadas do FaceTime Audio e WhatsApp. Trata-se do recurso "Isolamento de Voz", um mecanismo que reduz o ruído ambiente e deixa somente a sua voz.

O "Isolamento de Voz" está disponível na maioria dos iPhones, iPads e Macs que foram lançados nos últimos anos. Se houver instalado pelo menos o iOS 15, iPadOS 15 ou macOS Monterey, o dispositivo deve aceitar utilizar o recurso de supressão de ruídos desenvolvido pela Apple.

O que o "Isolamento de Voz" faz?

Ao ativar a função "Isolamento de Voz", seu iPhone, iPad ou Mac irá processar agressivamente o áudio captado pelo microfone para que o ruído do ambiente seja removido e fique somente a sua voz. Cachorros latindo, sons do tráfego de veículos, ventiladores na sala, tudo terá o ruído atenuado o máximo possível pelo sistema de supressão de ruídos da Apple.

Onde o "Isolamento de Voz" está presente?

Infelizmente não são todos os aplicativos que suportam o recurso do "Isolamento de Voz". É possível utilizá-lo no iOS em apps como Zoom, WhatsApp, FaceTime, Snapchat, WhatsApp, Slack, Signal e Instagram, mas isso pode mudar ao tentar fazer o mesmo no macOS.

Infelizmente não é possível utilizar o recurso de supressão de ruídos para chamadas telefônicas normais. É estranho isso, pois é onde o recurso seria mais útil.

Como acessar e ativar o "Isolamento de Voz"?

Para acessar o recurso de "Isolamento de Voz" você precisa acessar o Centro de Controle. Para fazer isso, basta acessar a Central de Controle e tocar no botão "Modo Mic". Irá aparecer duas opções: "Isolamento de voz" e "Amplo espectro". O "Amplo espectro" permite que outras pessoas na chamada ouçam mais ruído de fundo, útil para no caso de um show ao vivo que você queira mostrar, enquanto o Isolamento de voz retira todo o ruído do ambiente e deixa somente a sua voz.

Captura de tela da Central de Controle e do menu do Modo Mic. Fonte: TheVerge (David Pierce)
Captura de tela da Central de Controle e do menu do "Modo Mic". Fonte: TheVerge (David Pierce)

O "isolamento de voz" não é um recurso que é aplicado de forma universal. Você deverá entrar no "Modo mic" para ativar o "isolamento de voz" no momento em que você já estiver utilizando o aplicativo de áudio e/ou vídeo.

Como é a qualidade do áudio ao utilizar o "Isolamento de voz"?

Por se tratar de um DSP (Digital Signal Processing) agressivo, a voz do usuário costuma soar artificial, "processada". Além disso, o software faz com que a sua voz pareça mais próxima, como se estivesse com o microfone "colado" na boca.

Para que o DSP (Digital Signal Processing ou Processamento de sinal digital) funcione, o processamento do áudio precisa ser aplicado em tempo real. Por conta disso, geralmente se utiliza um chip dedicado ou um chip integrado a um chipset, onde no caso são os processadores desenvolvidos pela Apple.

O DSP (Digital Signal Processing ou Processamento de sinal digital) nada mais é do que a manipulação de um processamento de sinal digital para alcançar algum resultado específico. Para isso, são utilizados algoritmos que podem ser extremamente complexos.

O que achou desta funcionalidade desenvolvida pela Apple? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!