Com o passar dos anos, é comum que dispositivos eletrônicos, como um iPad, possam se tornar mais lentos. Entretanto, se o seu iPad é mais novo e já está lento, isso pode indicar algum problema. Independente do caso, confira nossas 8 dicas que certamente vão ajudar seu iPad lento a ter um melhor desempenho.

Por que meu iPad está lento?

O iPad é construído pela Apple, mesma desenvolvedora do seu sistema operacional, o iOS / iPadOS. E a Apple adapta seus sistemas operacionais aos dispositivos, o que é uma vantagem quando comparado aos outros tablets, que são fabricados por uma empresa e tem o sistema operacional desenvolvido por outra. Por isso, problemas de lentidão estão menos presentes em sistemas como iOS e iPadOS, mas não é infalível.

A lentidão em dispositivos mais antigos acontece porque seu hardware fica ultrapassado. O hardware, que é a parte física, acaba não conseguindo acompanhar os novos recursos das versões mais novas do software (sistema iOS), e é por isso que a Apple limita a atualização do sistema para dispositivos mais antigos.

Em dispositivos mais novos, a lentidão pode acontecer por outras causas, como erros na versão do software, especialmente em versões de teste beta, ou até mesmo alguma incompatibilidade derivada de um backup, que contém algum arquivo de lixo que impede o funcionamento correto do sistema. Outro fator que pode afetar o desempenho do iPad é quando o armazenamento interno está cheio, e o dispositivo tem dificuldade em ler os dados.

As soluções mais rápidas possíveis

Existem algumas soluções que, por mais bobas ou absurdas que possam parecer, são eficazes. Nem sempre funcionam, mas dada a sua importância e o pouco que é preciso para implementar, vale a pena testá-las antes de realizar qualquer outro processo mais complexo.

Má ventilação

Você nota que seu iPad fica mais lento quando está ligado por um tempo, ou quando você abre aplicativos ou jogos mais pesados? A parte traseira está superaquecendo? Pode ser um problema de ventilação.

O iPad, diferentemente de um computador, não possui ventiladores internos, e dissipam o calor graças às suas carcaças metálicas, através de uma grade que geralmente está localizada na parte de trás. As capas (cases) respeitam esta grade, mas existem alguns modelos de couro ou fibra sintética que não permitem dissipar bem o calor gerado pelo iPad. Se o dispositivo não esfriar, o processador detecta o excesso de calor e funciona a uma velocidade menor. Como resultado, o iPad fica lento.

Verifique se a capa que você usa permite dissipar bem o calor, e que o iPad não aquece muito. Tente usá-lo por alguns dias sem capa, e veja se ele funciona melhor. Se for esse o caso, compre um mais leve. Ao usar o iPad certifique-se de que a grade não está coberta com as suas mãos.

Aplicativos de memória

Quando você abre um aplicativo no iPad e fecha com o botão Home, você não está realmente fechando-o, ele apenas fica suspenso na memória, ou rodando em segundo plano, dependendo do tipo de aplicativo.

Se o seu iPad está lento apenas com um aplicativo específico, ele pode não estar funcionando corretamente, ou você pode ter algum conflito de memória. Nesse caso, feche completamente o app.

  1. Para fazer isso, clique duas vezes no botão Home. Todos os aplicativos na memória aparecerão, em fila indiana.
  2. Arraste para a esquerda ou para a direita, para encontrar o aplicativo. Quando você ver o aplicativo que está lhe dando problemas, deslize-o para fechá-lo completamente.
  3. Em seguida, reinicie o iPad e reabra o aplicativo, para ver se ele funciona melhor.

Atualizar aplicativos

Às vezes, a lentidão do iPad ocorre devido a um aplicativo não atualizado. Se seu iPad estiver configurado para atualizar os aplicativos manualmente, você precisa verificar sempre se há atualizações.

  1. Abra a App Store e toque em Atualizações.
  2. Verifique se há uma atualização no aplicativo que lhe dá problemas e atualize-o.

Problemas no WiFi

A sua conexão com a internet também pode causar lentidão no seu iPad. Existem aplicativos que precisam estar continuamente conectados à Internet. Se o WiFi está lento ou se você está longe do roteador, os aplicativos não recebem os dados rápido o suficiente, e ocorre a lentidão.

Use o iPad perto do roteador. Outra dica é eliminar interferências como espelhos, paredes de madeira, alto-falantes ou micro-ondas, ou colocar um roteador mais potente para aumentar o alcance da conexão à internet.

Se mesmo assim nada mudou, faça um teste de velocidade para a sua conexão. Para isso você pode acessar o SpeedTest / Minha Conexão ou o site Brasil Banda Larga.

Se a velocidade do WiFi for inferior a 5 ou 6 Mbps, alguns aplicativos, especialmente os de streaming ou download de aplicativos, podem diminuir a velocidade.

Aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos, especialmente os de redes sociais, lojas ou serviços, são constantemente atualizados em segundo plano. Eles não só tomam memória, mas também ciclos de processamento de CPU e largura de banda da Internet.

Se você tem muitos aplicativos instalados que funcionam em segundo plano, isso pode ser a causa de lentidão do seu iPad. Para corrigir, faça o seguinte:

  1. Abra as Configurações e toque na seção Geral;
  2. Clique em Atualização em 2º plano.
  3. Aqui você verá os aplicativos que funcionam em segundo plano. Desative aqueles que você usa pouco. Você também pode desligá-los todos clicando em Wi-Fi (ou Wi-Fi e Dados Celulares) e clicando em Desativado.

Falta de espaço

O iPad é um dos poucos tablets cujo armazenamento não pode ser expandido por cartão de memória micro SD, então mais cedo ou mais tarde ele vai acabar ficando com a memória cheia, especialmente se você tiver um iPad de pouca capacidade, como 16 GB ou 32 GB.

Se você suspeita que há pouco espaço livre, certamente seu iPad vai ficar mais lento, ou ainda não vai instalar ou não vai abrir alguns apps. Você precisa liberar espaço, desinstalando aplicativos que use pouco, excluindo fotos, vídeos, músicas ou outros arquivos que tomam muito.

  1. Abra as Configurações e toque em Geral;
  2. Toque em Armazenamento e iCloud;
  3. Em seguida, clique em Gerenciar armazenamento.
  4. Aqui você verá os aplicativos que mais ocupam espaço. Desinstale os que você usa menos.

Atualizar ou não atualizar o sistema?

Se você possui um iPad antigo, é uma dúvida cruel atualizar ou não o sistema operacional ou o firmware. Em muitos casos, novas versões do iOS adicionam novos recursos, com os quais o hardware do seu iPad pode não conseguir acompanhar. Dessa forma, o iPad acaba travando.

Se este é o seu caso, é difícil escolher entre atualizar ou não, pois se você não atualizar o sistema operacional, será continuamente avisando para fazê-lo, e em alguns casos será obrigatório. Além disso, se você ficar com uma versão antiga, você está menos protegido contra possíveis hackers ou malware. Não recomendamos deixar de atualizar, mas é uma opção, especialmente se você desconfia que o hardware do seu iPad pode ter problemas com a nova versão do iOS.

Reinstale o iOS

Se tudo falhar, ainda existe uma última solução, mais radical, porém bastante eficaz: reinstale o sistema operacional do seu iPad, ou seja, apague todos os conteúdos e configurações, e deixe-o completamente vazio.

Reinstalar o sistema é a melhor solução para qualquer problema não físico. Portanto, você pode recorrer a essa opção sempre que tiver problemas de lentidão. Mas antes faça um backup, porque caso este não seja o problema, você pode reinstalar tudo novamente, como ele estava antes da formatação.

Se você quiser realizar uma formatação limpa, recomendamos fazê-la através de um computador. Se você não tiver um computador à mão, você pode executar essa restauração do próprio iPad, indo em Configurações > Geral > Redefinir e clicando em "Apagar conteúdo e Ajustes".

Você precisa inserir sua senha do Apple ID e também o código de segurança do dispositivo. A qualquer momento, o iPad será desligado e você verá o ícone da apple na tela, o que pode levar alguns minutos.

No momento em que o dispositivo for restaurado, você verá que a configuração inicial será exibida, na qual você terá que configurá-lo como um novo iPad.

Quando nada mais deu certo

Se o seu iPad ainda está na garantia, leve ele em uma Apple Store ou uma Assistência Técnica Autorizada. A equipe de técnicos da Apple irá verificar o problema exato do seu equipamento e, em caso de qualquer defeito de fábrica, eles poderão fazer um reparo ou até mesmo lhe dar um novo iPad.

Caso o período de garantia já tenha expirado, e você já tenha tentado as soluções acima mencionadas neste post, você não terá escolha a não ser ir a uma dessas lojas para solicitar uma cotação de reparo.

É a maneira mais segura de detectar uma falha, já que o diagnóstico será muito mais preciso. Além disso, o orçamento é sem compromisso se for feito em uma loja da Apple, para que você possa decidir se vale a pena ou não reparar o iPad.